Orientes do Português (N.º 7)
Orientes do Português em sala de aula: desafios e perspetivas
A mais recente edição da revista Orientes do Português reafirma, no seu sétimo número, a missão de refletir criticamente sobre os desafios e as perspetivas do ensino, investigação e circulação da língua portuguesa em contextos asiáticos. Esta publicação afirma‑se como um espaço que articula rigor académico e diálogo intercultural, orientado para a investigação e para a prática pedagógica do português como língua não materna.
Neste número, intitulado Orientes do Português em sala de aula: desafios e perspetivas, são reunidos contributos resultantes de um seminário internacional sobre o ensino de português a aprendentes com língua materna chinês-mandarim. Os diferentes trabalhos analisam questões fundamentais da didática do português, nomeadamente a sensibilidade intercultural no ensino da literatura, as dificuldades gramaticais e discursivas destes aprendentes, a interpretação de tempos verbais, aspetos da oralidade em contextos bilingues e modelos de formação docente.
Entre os estudos apresentados, destaca‑se o artigo da professora Sónia Valente Rodrigues sobre a formação de professores de Português como Língua Estrangeira. Partindo do modelo desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o texto defende o curso de ensino de Português como Língua não Materna pela sua qualidade científica, dimensão intercultural e capacidade de inovação, entendendo‑o como um contributo decisivo para a consolidação da presença do português na Ásia e para a construção de pontes pedagógicas, culturais e científicas entre Portugal e a China.
Para além do dossiê temático, a revista inclui ainda uma secção “Diversos”, com estudos que exploram a receção de Os Lusíadas na China, estratégias comunicativas de aprendentes chineses e dinâmicas de interação em sala de aula, o que evidencia a vitalidade das investigações sobre português no espaço sino-lusófono.
Em síntese, o sétimo número da revista Orientes do Português constitui uma montra essencial para quem se interessa pela expansão da língua portuguesa no mundo e pelos processos de ensino‑aprendizagem em contextos interculturais.
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