DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

O livro Para Ler Camões e o substrato banto do português angolano

nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

♦ Em  Língua de Todos, difundido pela RDP África, na sexta-feira, 12 de dezembro, às 13h20* (repetido no dia seguinte, cerca das 09h05*), o poeta, crítico literário e professor  António Carlos Cortez apresenta o seu novo livro, Para ler Camões, com 35 poemas comentados para aproximar o poeta dos leitores de hoje. Recusando o tom de celebração, António Carlos Cortez propõe uma leitura viva, crítica e prazerosa da lírica camoniana que, não descurando o rigor pedagógico, revela como Camões continua atual e transformador. 

♦ Paulo Jeferson Pilar AraújoMargarida Maria Taddoni Petter estudam o contacto do português de Angola com as línguas bantas, destacando traços e alertando para a importância de distinguir influência real de coincidência. Em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 14/12/2025, às 12h30 (repetido no sábado seguinte, 20 de dezembro, às 15h30*), entrevistam-se estes dois investigadores a propósito do substrato banto do português angolano, variedade marcada pela convivência linguística e por uma transformação contínua.

* Hora oficial de Portugal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa