1. Em Portugal, os temas da ordem do dia centram-se no quadro da economia. O Governo português, na reunião em sede de Concertação Social, propôs um aumento do salário mínimo nacional para os 760 euros e anunciou o crescimento até aos 900 euros até ao final da legislatura. As medidas propostas pelo executivo e o contexto em que ocorrem trazem para a atualidade linguística substantivos como salário, remuneração, ordenado, vencimento, mas também inflação ou precariedade (que não deve ser usada com a forma "precaridade", que é incorreta). Entre os verbos recorrentes, encontramos aumentar (os rendimentos, os salários, as pensões, os apoios sociais) e reduzir (as contribuições, a taxa de IRS, os impostos). Um conjunto de termos que descrevem as intenções políticas associadas ao Orçamento de Estado para 2023, que agora se prepara e cuja abordagem linguística pode ser consultada em diferentes textos disponíveis no sítio do Ciberdúvidas.
2. A formação do plural da expressão latina «persona non grata» («pessoa indesejada») deve reger-se pelas regras de formação do plural em latim, como se explica na resposta que se pode ler no Consultório. Aqui é possível também acompanhar respostas a questões de natureza ortográfica: «A abreviatura de "previsto e punível"» e «A grafia de chutar». No quadro da morfologia, analisa-se a diferença entre os elementos compositivos -logista e -logo. Já no âmbito da semântica, trata-se uma questão relacionada com a expressão temporalidade na construção «tem/faz dois dias que» e outra com a significação e a relação entre os termos adesão e aderência. Por fim, no campo da sintaxe, analisa-se a regência do adjetivo ávido.
3. O Dicionário Crítico das Ciências Sociais, organizado por Lívio Sansone e Cláudio Alves Furtado, é apresentado na Montra de Livros. Trata-se de uma obra que, do ponto de vista linguístico, encontra «formulações em português para a construção de terminologias nesta área de investigação, tantas vezes sujeita ao jargão científico anglo-saxónico».
4. A origem, percurso linguístico e significado de palavras como cadeia, prisioneiro, presidiário, detento, prender ou cárcere dão matéria à crónica do linguísta Aldo Bizzochi, que assim explora termos do campo semântico da detenção, tão em voga na atualidade linguística de algumas áreas políticas (transcrita com a devida vénia).
5. Entre os acontecimentos de natureza cultural ou de interesse linguístico, destaque para:
– A atribuição do Prémio Nobel da Literatura à escritora francesa Annie Ernaux, a 17.ª mulher a quem a Academia Sueca concede a distinção;
– As III Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa (JEALP), dedicadas ao tema "A avaliação no ensino básico" e organizadas em seis sessões, tendo início a 19 de outubro e prolongando-se até 4 de novembro. A presente edição conta com a presença de oradores portugueses e brasileiros e poderá ser acompanhada presencialmente ou de forma remota (inscrições abertas aqui).
6. Nos programas da rádio pública de Portugal dedicados à língua portuguesa, tratam-se os seguintes temas:
– Língua de Todos, transmitido pela RDP África (sexta-feira, 07/10/2022,13h20*; com repetição no dia seguinte, pelas 09h05*) tem como convidado Victor Macedo, coordenador do Grupo Interinstitucional de Terminologia do Português das instituições europeias, para falar do projeto deste grupo de trabalho;
– Páginas de Português, difundido pela Antena 2 (domingo, 09/10/2022, 12h30*; repetido em 15/10/2022, 15h30*), traz à antena a professora universitária Isabel Leite, que apresentará o estudo Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita. Neste programa, divulga-se ainda a crónica de Edleise Mendes, acerca das palavras e da utopia de um mundo melhor;
– Palavras Cruzadas, programa de Dalila Carvalho (Antena 2, de segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50*) apresenta o Dicionário do Compliquês, coordenado pela equipa da claro.pt, um projeto em linha que continua em construção e que aceita entradas propostas pelos leitores.
* Hora oficial de Portugal continental.