1. Entre a flexibilização e a «corrida para salvar vidas»: assim vive o mundo neste momento, procurando um equilíbrio que sabe ser difícil, mas que visa a retoma gradual das anteriores condições de frequência dos espaços públicos e de gestão da atividade económica e profissional, ao mesmo tempo que os números das infeções continuam a crescer em diferentes pontos do planeta e, consequentemente, os números de vidas perdidas para a covid-19. Os dois termos destacados passam a integrar na rubrica A covid-19 na língua e a eles juntam-se outros nove: Boletim, «Mil milhões», «Momento histórico», «(Não) marcha atrás», Ocitocina, «Quarentena das escolas», «Sebenta da quarentena», «Tédio social» e «Trabalho híbrido».
2. A grafia da contração da preposição a com o artigo definido a não ocorreu desde sempre com acento grave, tendo a forma à sido determinada apenas pela Reforma Ortográfica de 1911, como se explica nesta resposta que abre as atualizações do Consultório linguístico do Ciberdúvidas. A ela junta-se uma explicação relativa à grafia do aumentativo com o sufixo -aço e apresenta-se um teste sintático fiável para identificar a função de sujeito numa frase. A construção clivada com «é que» volta a oferecer dúvidas, desta feita num contexto interrogativo, associado à flexão verbal. No Consultório, poderá ainda encontrar-se uma explicação relativa à possibilidade de omissão de pronomes átonos na frase, a identificação da classe de palavras de bastante, a sintaxe dos verbos treinar e conduzir e o feminino do substantivo paladino.
3. O conceito de língua nacional é analisado pela linguista Margarita Correia num artigo no qual recorda igualmente que em Portugal há outras línguas nacionais para além do português, nomeadamente o mirandês ou a língua gestual portuguesa (artigo publicado no Diário de Notícias, aqui transcrito com a devida vénia).
4. Entre as efemérides recentes, destacamos o Dia Mundial do Dador de Sangue, comemorado a 14 de junho, e que este ano se converte num dia de importância acrescida, dadas as consequências negativas que a pandemia trouxe às reservas de sangue.
No Ciberdúvidas, encontram-se diversos textos com uma abordagem gramatical de palavras / expressões relacionadas com o tema: «O aumentativo e o diminutivo da palavra sangue», «Desleucocitar», «Doador ou dador?», «Ficar sem pinga de sangue», «Colheita vs. coleta», «Sangue azul», «Dador e doador».