DÚVIDAS

Flexão de tempo com a expressão «é que»

Examinem-se as seguintes frases:

«Quando foi que te vi tão bonita?»;

«Quando é que te vi tão bonita?».

Não falta na segunda frase a harmonia dos tempos verbais? Pois dizemos «Foi ontem que te vi tão bonita», mas não «É ontem que te vi tão bonita».

Obrigado.

Resposta

Ambas as frases apresentadas constituem interrogativas que incluem uma construção de clivagem (ou de realce/ foco) «é que», o que se comprova pelo facto de ser possível excluí-la da frase:

(1) «Quando te vi tão bonita?»

Como afirmam Barbosa, Santos e Veloso relativamente à sequência «é que», a flexão de tempo, pessoa e número é, tipicamente, fixa – 3.ª pessoa do singular e presente do indicativo-, mas outros tempos também são possíveis, embora menos comuns» (Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 2546).

Assim sendo, ambas as frases apresentadas são aceitáveis, sendo que a primeira inscreve a questão num tempo passado, enquanto a segunda adquire um valor habitual aplicável ao passado e ao presente.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa