1. O Ciberdúvidas faz a tradicional pausa de Natal, para regressar logo depois da festa de Ano Novo, razão por que o formulário para envio de perguntas para o consultório fica inativo até 4 de janeiro p.f. (para outros assuntos, recorrer aos contactos indicados aqui). A seu tempo, poremos entretanto em linha as dúvidas que aguardam esclarecimento e, sempre que for caso disso*, outros textos de interesse à volta da língua portuguesa. Aos nossos consulentes – de cuja generosidade tanto depende a sustentabilidade de um serviço desta natureza, gracioso e sem fins comerciais, sem nenhuns outros apoios para a sua manutenção –, agradecemos as questões, os pedidos, as observações e os reparos, tantas e tantas vezes acompanhados de palavras de estímulo e incentivo ao longo de 2015. A todos desejamos um Natal feliz e um 2016 que permita manter este estimulante contacto de quase 19 anos.**
* Os novos textos e respostas que forem sendo colocados durante esta pausa ficarão devidamente assinalados nos Destaques (em baixo ou à direita), assim como no Facebook do Ciberdúvidas.
** Na imagem, um pormenor de "A Adoração dos Reis Magos", de Domingos Sequeira (1768-1835), pintura à volta da qual o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, promove a campanha "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo" com vista à aquisição desta peça.
2. Com tristeza, registamos nas Notícias o incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, em 21 de dezembro p.f. (na imagem, fotografia da edição impressa de 22/12/2015 da Folha de S. Paulo). Apesar de a nota emitida pelo Museu deixar esperança numa rápida reconstituição do seu acervo (ao que parece, todo em suporte digital), são sempre de temer as partidas que as conjunturas pregam à continuação de projetos desta envergadura. Oxalá comece depressa a reconstrução deste espaço tão admirado entre os países e as comunidades de língua portuguesa!
3. No consultório, comentam-se a possível relação do termo loca («gruta, cavidade, depressão») com a língua alemã e a etimologia de uma palavra dos tempos dos trovadores. *** Ainda acerca da Idade Média, o Correio dá conta do interesse de um consulente flamengo em consultar registos áudio da reconstituição fonética do galego-português: como soaria a língua literária de Portugal e da Galiza nos séculos XII a XIV? Em O nosso idioma, o professor angolano Edno Pimentel corrige um erro também frequente no português de Angola: o uso do verbo abusar na voz passiva; e disponibiliza-se um texto do humorista português Ricardo Araújo Pereira sobre o excesso de obrigados que pode ocasionar uma sequência de ações do dia a dia.
*** Nova resposta disponível desde 22/12/2015: "A etimologia de diálogo e diabo".
4. No programa Língua de Todos de sexta-feira, 25 de dezembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, 26 de dezembro, depois do noticiário das 9h00*) o tema central é o chamado «cânone literário em língua portuguesa», com uma conversa com o professor universitário português Vítor Aguiar e Silva. Já o programa Páginas de Português de domingo, 27 de dezembro (às 17h00*, na Antena 2), passa uma entrevista com o brasileiro Rafael Trombetta, organizador do 1.º Congresso Lusófono de Escrita Criativa, realizado em novembro passado.
* Hora oficial de Portugal continental.