Incêndio devasta Museu da Língua Portuguesa em São Paulo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Incêndio devasta
Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
7K

O famoso Museu da Língua Portuguesa, instalado na Estação da Luz, em São Paulo, ficou completamente destruído na sequência de um incêndio ocorrido em 21/12/2015. Lamenta-se uma morte, a do bombeiro Ronaldo Pereira da Cruz, e os estragos são avultados. No entanto, as perdas materiais não parecem irremediáveis, conforme declaram os responsáveis do museu numa nota em linha: «O acervo virtual que era a marca do Museu da Língua Portuguesa pode ser inteiramente reconstruído a partir de nosso backup e arquivos. (...) O Museu, assim como a nossa língua, permanecerá vivo e dinâmico. Enquanto o edifício estiver sendo reconstruído, encontraremos outras maneiras de dar continuidade às atividades culturais.»

Sobre o impacto deste tão infausto acontecimento  para o Brasil e para os demais países lusófonos, tributários, todos eles, deste projeto como não há outro, similar, em qualquer parte do mundo, deixamos a seguir ligações para o que foi sendo noticiado em diferentes jornais e páginas eletrónicas:

 

Nota do Museu da Língua Portuguesa

"Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo" (Globo)

"Um morto no incêndio no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo" (Observador)

"Incêndio destrói Museu da Língua Portuguesa em São Paulo" (Público)

"Um morto em incêndio no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo " (Diário de Notícias)

"Incêndio no Museu da Língua Portuguesa faz um morto" (TVI)

"Controlado incêndio no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo" (Sapo Notícias)

"Museu da Língua Portuguesa será reconstruído, acervo que ardeu era digital" (Expresso)

"Bombeiros acham falhas em projeto contra incêndio que envolve museu" (O Globo)