♦ O Natal e o Ano Novo trazem a tradicional pausa no serviço de consultório e nas atualizações regulares do Ciberdúvidas, cujo regresso ao pleno funcionamento fica marcado para 9 de janeiro p. f. Gostaríamos de uma interrupção menos dilatada, mas, desta vez, a falta de meios financeiros e humanos que se agravou nos últimos meses levou-nos a optar por criar condições de tempo para a revisão e o ajustamento do nosso extenso arquivo de conteúdos em linha. Basta recordar que estas páginas dão acesso a mais de 34 000 respostas a dúvidas sobre uso e gramática, bem como a cerca de 3500 artigos distribuídos pelas suas 10 rubricas e as correspondentes áreas temáticas, cuja diversidade reflete as muitas facetas da língua portuguesa no passado e no presente. Mesmo assim, continuaremos a dar conta nos destaques de material à espera de publicação ou de notícias e artigos colhidos noutras fontes – sobretudo, na comunicação social que se exprime em português. Disponíveis ficamos igualmente para outros assuntos, fora do âmbito do esclarecimento linguístico, pelos contactos indicados aqui.
Na imagem, Anunciação (oficina de Jorge Afonso, 1515, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa).
♦ Entretanto, a propósito desta quadra festiva, deixamos alguma sugestões de consulta:
◊ o substantivo Natal: Natal, Natal, nome e adjetivo, Natal, natais, O diminutivo e o aumentativo da palavra Natal;
◊ Pai Natal e formas do plural: Pai Natal, Pais natais (e não "pais natal"), O plural de Pai Natal, novamente, Ainda o plural de Pai Natal, «Pai Natal ecológico», Filhó, filhós e filhoses;
◊ Outras palavras e expressões do campo lexical do Natal: Advento, Presépio, nome comum, A grafia de Melchior e Baltasar, As variantes Melchior e Belchior, «Cantar os/dos Reis», Filhó, filhós e filhoses, Plural de bolo-rei, A.C. – d.C, À volta do Natal, «Ano Novo» e «Ano/ano novo».
◊ Finalmente: «Todos os dias são Natal» ou «Todos os dias é Natal»?
♦ Para todos os nossos consulentes, votos de umas festas felizes.