1. A poesia de Eugénio de Andrade é, mais uma vez, motivo de questionação, o que não surpreende, pelas potencialidades que as suas palavras encerram. E Fernando Pessoa também está de volta numa pergunta sobre o seu nada, angustiada e dilacerada característica do ser.
Estas são duas respostas do conjunto de sete que o consultório disponibiliza na presente atualização do Ciberdúvidas*, entre as quais, um inusitado valor verbal em «Você não passa de um safado» ou outras questões relacionadas com funções sintáticas. Por fim, lugar ainda para uma elucidação sobre a locução adverbial o «mais cedo possível».
* Pelas razões já anteriormente expostas, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana – agora à terça-feira. Entretanto, sempre que a atualidade ou a relevância informativa o justificar, não deixaremos de o assinalar nos Destaques que vão sendo renovados neste período.
2. O Ciberdúvidas fará uma interrupção, coincidindo com a pausa letiva da Páscoa em Portugal, e regressa com as suas atualizações regulares a 10 de abril. Desejamos a todos os amigos uma boa Páscoa**.
** Sobre a época pascal, vale a pena uma revisitação a algumas das expressões e termos com ela relacionados, disponíveis no arquivo do Ciberdúvidas. Por exemplo, a etimologia e o significado de Páscoa, sobre a frase «Desejo-vos a ti e à tua família feliz Páscoa», ou a dúvida pascal ou pascoal? Ou, ainda, sobre a origem e etimologia de Quaresma e Pascoela. Curiosidade final: A história do ovo da Páscoa [in semanário “Expresso”, de 27/03/2016] + Afinal, o que têm os coelhos a ver com a Páscoa? [in "Observador", 16/04/2017]].