A locução adverbial «o mais cedo possível» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A locução adverbial «o mais cedo possível»

Na frase «Ele levantou-se o mais cedo possível.», a que classe e subclasse de palavras pertence o elemento "o"?

Grata pela vossa atenção. 

Ângela Fonseca Professora Covilhã, Portugal 1K

Na frase «Ele levantou-se o mais cedo possível.», o não é classificável isoladamente, pois faz parte de uma locução adverbial¹. Sendo uma locução adverbial, fica invariável, como invariável ficaria qualquer advérbio empregado nessa frase: «Ele levantou-se muito cedo». 

Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, lê-se nas pp. 544-547, sobre a gradação dos advérbios, que estes podem apresentar outras formas de superlativo: «o superlativo intensivo, denotador de limites da possibilidade, forma-se antepondo o mais ou o menos ao advérbio e pospondo-lhe a palavra possível ou uma expressão (ou oração) de sentido equivalente:

 Escreveram entretanto a D. Madalena, pedindo-lhe que os tirasse daquele purgatório o mais cedo possível. (Rebelo da Silva, Contos e Lendas)» 

¹«As locuções adverbiais são expressões com valor adverbial constituídas por mais do que uma palavra», in O advérbio em Português Europeu, João Costa, Edições Colibri, 2008 

Maria Eugénia Alves
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Gramática Campos Linguísticos: Superlativos