1. Portugal entra na 5.ª vaga de covid-19, acompanhando, ainda que em menor escala, a Europa no aumento de infeções e de internamentos hospitalares. Em simultâneo, surgem também novas estirpes do vírus, algumas das quais se mostram mais ameaçadoras para a saúde pública. Entre elas encontra-se a B.1.1.529/Ómicron. Este quadro levou a Agência Europeia do Medicamento (EMA) a aconselhar a «vacinação pediátrica» para crianças entre os 5 e os 11 anos de idade. Na sequência desta decisão, também a Sociedade Portuguesa de Pediatria veio divulgar um parecer onde se considera esta vacinação segura e eficaz. Atendendo à evolução da situação, o primeiro-ministro português António Costa anunciou um conjunto de medidas que incluem o regresso do país à situação de calamidade, a partir do dia 1 de dezembro, decisão que, até ao momento, não implica o fecho do país. Optou-se, assim, por um cenário de «confinamento contido», procurando não prejudicar o normal decurso das atividades sociais e económicas. A covid-19 na língua acompanha o desenvolvimento dos acontecimentos registando as quatro expressões atrás destacadas, às quais se juntam ainda as entradas fomite e «Quadro de pressão negativa».
2. A CNN Portugal assinalou a sua inauguração no dia 22 de novembro, chegando, no dia do lançamento, a mais de 1,4 milhões de telespetadores. Tendo vindo substituir a TVI24, o novo canal promete trazer novidades no campo da informação. Um reparo para o facto de nas emissões noticiosas se optar por títulos em língua inglesa, como breaking news, expressão que facilmente se substituiria por «notícias de última hora», que tem já alguma tradição em Portugal e que honraria a língua em que se pretende fazer jornalismo.
3. No Consultório, analisa-se a etimologia do nome lengalenga, os significados e ortografia do verbo assilhar e identifica-se a classe de pertença do verbo andar na expressão «andar na faculdade». Responde-se ainda a uma questão relacionada com a função sintática dos constituintes que acompanham o verbo seguir em «Siga depois até à estrada alcatroada». Nesta atualização, contamos com a identificação dos recursos expressivos presentes em «hipocrisia tão santa», expressão patente num sermão de Pe. António Vieira, e ainda com a explicação sobre a formação do plural com marcas de bebidas e o cotejo de alguns traços dialetais das variantes de português europeu e brasileiro.
4. Na Montra de Livros, divulga-se o Dicionário de expressões (anti) racistas, uma publicação que surge na sequência do Dia Nacional da Consciência Negra, assinalado a 20 de novembro, no Brasil. Trata-se de um repositório de expressões comuns que têm um fundo racista e que são usadas não raro sem uma intenção pejorativa. Esta publicação assume-se como um passo no sentido de promover uma língua mais igualitária e livre de preconceitos sociais de natureza diversa.
5. Na rubrica Controvérsias, transcrevemos, com a devida vénia, um artigo do ensaísta e crítico literário Eugénio Lisboa a propósito das comemorações do centenário do escritor José Saramago, que o autor do texto associa a um comportamento de «espalhafato lusíada», equiparável à atitude que se tem para com a grandeza dos Descobrimentos.
6. Entre as notícias relacionadas com a língua, destaque para a 2.ª formação técnica do projeto «Terminologias Científicas e Técnicas Comuns de Língua Portuguesa», que decorre na Universidade de Brasília até ao dia 26 de novembro.
7. Nos programas divulgados pela rádio pública portuguesa, destaque para os seguintes temas:
♦ O ensino do português, numa perspetiva pluricêntrica e intercultural no seio da CPLP, em Língua de Todos, transmitido pela RDP África (sexta-feira, 26/11/2021, às 13h20*);
♦ A pluricentralidade de ensino da língua portuguesa nas instituições de ensino superior de Macau e ainda aspetos do vocábulo saramago e as palavras dispêndio e dispendioso, no Páginas de Português, programa da Antena 2 (domingo, 28/11/2021, às 12h30*) ;
♦ A linguagem dos auditores de empresas e a astrologia, no programa Palavras Cruzadas*, realizado por Dalila Carvalho e transmitido pela Antena 2, de 29 de novembro a 3 de dezembro, às 09h50 e às 18h20*.
* Hora oficial de Portugal continental.