Não há notícia de que língua venha diretamente de uma suposta forma "lenga" ou mesmo "lengua" (igual à forma castelhana lengua).
É verdade que o Dicionário Houaiss (1.ª edição, 2001), em nota etimológica à entrada língua, assinala que, revelando «fonetismo semiculto, o português língua conviveu com as variantes antigas lengua e lenga, nos s. XIII e XIV», mas tal não significa que essas variantes tenham antecedido a forma que é a do português contemporâneo. O que os textos medievais evidenciam é a concorrência das formas lingua/lingoa com as formas lengua/lengoa, sendo estas últimas registadas em textos galegos (cf. Dicionario de Dicionarios do Galego Medieval).
Sendo assim, também não é certo que lengalenga tenha que ver com uma forma antiga. Baseando-se na opinião de José Pedro Machado, o Dicionário Houaiss considera, na referida nota etimológica a este vocábulo, que a sua origem é expressiva. Note-se, porém, que não é impossível que a palavra constitua historicamente um empréstimo, por exemplo, do occitano, onde língua é lenga. Mas trata-se de simples conjetura, uma vez que, para elaboração desta resposta, não foi possível achar estudos (fiáveis) que apoiem tal hipótese.