1. Parecendo ainda longe de chegar ao fim do túnel, a pandemia vai deixando um rasto de consequências em vários planos: a nível sanitário, financeiro, económico, entre muitos outros. A expressão «novos pobres» ilustra, de forma expressiva, uma nova realidade que emerge no contexto em que se vive. Esta expressão faz-se acompanhar de seis outras novas entradas em A covid-19 na língua, que vão dando conta dos passos que a língua vai dando para descrever a realidade. São elas: Bactéria, «Endemias, epidemias, pandemias e pragas», «Epidemias bacterianas ≠ víricas (ou virais)», "Mão de Deus", Nanómetro e Olhos.
Primeira imagem: Pobres na praia, de Pablo Picasso, 1903.
2. À distância de um século encontra-se a famosa carta que Fernando Pessoa endereçou a Adolfo Casais Monteiro, na qual, a certa altura, o autor considerava a forma «eu mesmo» mais correta do que «eu próprio». Não deixa de ser curioso que, na atualidade, continuem a ter lugar dúvidas baseadas na relação entre mesmo e próprio, como se observa na questão que incide sobre a possibilidade de sinonímia entre os dois numa dada construção. Na atualização do Consultório, aborda-se ainda o significado da expressão «ter cada uma», procura-se um caminho didático para minimizar os usos indevidos da preposição por por parte de hispanofalantes e reflete-se sobre a construção «ainda + gerúndio». Ainda uma questão relacionada com os valores aspetuais habitual e iterativo e, por fim, um esclarecimento sobre a redação de números numa ata.
3. O acompanhamento da evolução da pandemia em Portugal tem levado a que expressões como Rt e incidência tenham destaque no léxico quotidiano, situação que motivou a crónica da professora Carla Marques para o programa Páginas de Português da Antena 2 (aqui transcrita).
4. O Dia Mundial da Língua Chinesa, que se celebra a 20 de abril, abre portas à reflexão da professora e investigadora Margarita Correia sobre a diversidade de línguas existentes na China e sobre a emergência do mandarim (crónica publicada no Diário de Notícias e aqui transcrita com a devida vénia).
5. O ensino do português no Canadá é o tema central da obra Teaching and Learning Portuguese in Canada (Ensino e Aprendizagem de Português no Canadá) da autoria dos professores universitários Inês Cardoso e Vander Tavares, que aqui se apresenta por meio de um artigo da responsabilidade da agência Lusa (transcrito com a devida vénia).
6. O Dia Mundial das Artes será comemorado no dia 15 de abril. Neste dia celebra-se a importância da arte em todas as áreas da vida humana, como forma de educar, transformar, intervir, consciencializar. Entre as inúmeras manifestações artísticas, encontra-se o trabalho com a língua que se liga, de forma inalienável, à importância da literatura, um espaço onde as palavras e as ideias que estas veiculam proporcionam fruição, reflexão e, não raro, ação.
Sugerimos alguns textos disponíveis no Ciberdúvidas, que poderão propiciar a reflexão sobre a importância da língua: «Sobre a palavra literatura», «O texto literário e a literatura», «Literatura popular», «Promover a literatura portuguesa», «A literatura regional e a linguagem» e «O uso literário do português».
7. No Brasil decorre a inscrição na 7.ª edição das Olimpíada da Língua Portuguesa, destinada a professores e alunos do 5.º ano do ensino fundamental ao 3.º ano do ensino médio, das escolas públicas. A edição deste ano subordina-se ao tema "O lugar onde vivo".