Humanitário e humano
«Depreciação dos valores humanitários», ou «depreciação dos valores humanos»?
«Depreciação dos valores humanitários», ou «depreciação dos valores humanos»?
Pode dizer das duas maneiras, embora cada expressão tenha significados ligeiramente diferentes:
a) «valores humanitários»: visto que humanitário se refere ao que «promove o bem-estar do homem e o avanço das reformas sociais» (cf. Dicionário Houaiss), a expressão significa «valores que promovem o bem-estar do homem e o avanço das reformas sociais»;
b) «valores humanos»: em princípio, é equivalente a «valores do homem», num sentido muito genérico, mas trata-se de expressão que pode ser entendida em tantas aceções quantas as atribuíveis ao adjetivo humano [«relativo ao homem ou próprio de sua natureza», «composto por homens», «que não é divino», «que mostra piedade, indulgência, compreensão para com outra(s) pessoa(s)» — ver Dicionário Houaiss].
N.E. (agosto de 2021) — A confusão no emprego de ambos os adjetivos voltou a ser recorrente com o regresso a poder dos talibãs no Afeganistão e o cenário subsequente em matéria dos direitos das mulheres, nomeadamente. Erradamente, por exemplo, quando se refere que a ONU alerta para crise humanitária no Afeganistão e certo quando se escreve "Tragédia Humana iminente" no Afeganistão, ou no caso do acolhimento de refugiadas afegãs: Empresas portuguesas que querem contratar afegãs dizem que vai ser aberto corredor humanitário.