A pronúncia do nome Bilac
Na escola, aprendi a fazer soar o c de Bilac, mas recentemente ouvi um aluno meu pronunciar esse nome com um c mudo (Bilá), que com certeza ouviu à sua professora de gramática ou língua portuguesa. Gostaria de saber qual é a pronúncia correta, se é que esta se encontra atestada em dicionários de língua portuguesa, ou se de fato é um nome de origem francesa, o que tudo leva a crer, se esse c é pronunciado ou não, visto que em francês algumas palavras têm o c final pronunciado e outras não.
Muito obrigado mais uma vez pela ajuda que prestam aos amantes da língua portuguesa.
Estói vs. Estoi
O Ciberdúvidas errou.
Na resposta de 11 de Maio acerca da pronúncia de Estoi, vem indicado Estói.Não é assim: A pronúncia correcta, como muito bem sabem os naturais, é Estoi (Estôi), com o o fechado e não aberto.
Já assisti a um programa de televisão, em que se falava precisamente disso.
Transcrevo, a seguir, o que está escrito na página 77 da 6.ª edição do Prontuário Ortográfico Moderno, de Manuela Parreira e Castro Pinto: «"Estoi" e não "Estói": O nome desta terra algarvia pronuncia-se com o ditongo oi fechado (ôi-como em boi), não obstante muitas publicações, mesmo oficiais, terem divulgado erradamente o ditongo aberto.»
Abreviatura numa tabela
Agradecia a vossa ajuda para a seguinte questão: que abreviatura utilizar numa tabela em que para determinados anos não possuo dados disponíveis para algumas variáveis?
Grata pela atenção dispensada.
A regência do verbo incomodar-se
Em língua culta, o verbo incomodar-se pode ser regido pelas preposições de e em?
Exemplos:«Eu me incomodaria de passar a noite nesta pousada.»«Eu me incomodaria em passar a noite nesta pousada.»Aguardarei resposta.
Muito obrigado.
«Ela já pode deitar-se», ou «Ela já se pode deitar»?
Como é que é correcto dizer: «Ela já pode deitar-se», ou «Ela já se pode deitar»? A existência do já interfere na forma como se utiliza o verbo reflexivo? É correcto dizer «Ela pode deitar-se», mas incorrecto dizer «Ela se pode deitar» ou «Ela pode-se deitar»?
Baleia-corcunda = jubarte
Como se escreve baleia jubarte? Com maiúscula, ou minúscula? Com hífen, ou sem?
Obrigado.
A palavra ebânico
Num poema de Cesário Verde, Cabelos, aparece a palavra ebânico; por favor, digam-me qual o seu significado.
«Ocultos nesse abismo ebânico e tão bom Como um licor renano a fermentar nos...»
«Chorar convulsivamente»
Uma amiga diz-me que a expressão «chorar convulsivamente» está incorrecta: e que se deve dizer «chorar compulsivamente».
Eu considero ambas correctas mas com sentidos diferentes: a primeira significa um choro muito agitado, e a segunda, um choro incontrolável e sem explicação.
Qual a vossa opinião?
Obrigada.
Superlativo absoluto sintético de esquisito e de apavorante
Qual o superlativo absoluto sintético das palavras esquisito e apavorante?
A tradução de "adamant" (inglês)
Gostaria de saber como devo traduzir a seguinte expressão: «Portugal´s adamant opposition.»
Será que posso criar o neologismo "adamântico"? Ficaria qualquer coisa como "oposição adamântica"?
Obrigado pela vossa ajuda.