Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ana Marques Directora de exploração da Águas do Sado Setúbal, Portugal 7K

Na empresa onde trabalho, estamos a desenvolver as placas indentificativas das instalações e surgiu a dúvida sobre a aplicação de de ou do.

Faralhão é uma localidade, devemos dizer «Reservatório do Faralhão», ou devemos aplicar o de?

Para o reservatório que existe no Bairro dos Pinheirinhos, podemos aplicar «Reservatório Elevado dos Pinheirinhos»?

E «Reservatório do Creiro», é correcto?

Qual a regra que devemos aplicar?

Obrigada.

Maria Silva Professora Angra do Heroísmo, Portugal 7K

Uma colega, a propósito de "elo de ligação", "certeza absoluta", "8, 9 e 10 inclusive", "exceder em muito", "quantia exacta", "expressamente proibido", disse-me que eram expressões que se deviam evitar por se tratar de tautologias.

Gostaria de saber se será exactamente assim.

Obrigada e parabéns pelo trabalho excelente que têm vindo a realizar.

Ingrid Prado Estudante de Letras Rio de Janeiro, Brasil 22K

Qual a regência do verbo vender?

Mariana Moisés Lisboa, Portugal 12K

Deve-se escrever "matriz", ou "matrix"?

Obrigada.

Ana Paula Diel Advogada Rio de Janeiro, Brasil 5K

Qual o diminutivo de ritmo? "Ritminho", ou "ritmuzinho"?

Obrigada.

Fábio Vasco Estudante universitário/operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal 23K

Relativamente aos adjectivos correspondentes às várias estações do ano, como invernal/invernoso, primaveril e outonal, existe "verânico"? Sei que existe "estival" (relativo a Verão), mas terá o mesmo significado que eventualmente "verânico"? E estes adjectivos devem escrever-se com maiúscula inicial?

Obrigado e parabéns pelo site super, hiper, mega, ultra-instrutivo!

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 6K

Deparei-me recentemente com a palavra recifal, referente ao estudo e às características dos recifes. No entanto, não a encontrei em nenhum dicionário, a não ser em sítios de Internet brasileiros.

Poderiam elucidar-me sobre a sua existência (ou não) e se está bem construída?

Obrigado uma vez mais.

Tiago Teixeira Estudante Machico, Portugal 5K

Qual a forma correcta?

«Viam-se pessoas a correr meias despidas.»

«Viam-se pessoas a correr meia despidas.»

«Viam-se pessoas a correr meio despidas.»

Manuel Freitas Empresário Lisboa, Portugal 101K

Sempre impliquei com os espanhóis que vêm para cá pedir-nos «nome e apelidos», só porque assim é prática em Espanha. Nome é nome e já inclui o apelido. No formulário [da pergunta ao Ciberdúvidas] também me fazem o mesmo!

Marli Hitomi Baba Limas Funcionária pública federal Curitiba, Brasil 7K

Gostaria de saber qual o plural da palavra auxílio-funeral.