Relativamente aos adjectivos correspondentes às várias estações do ano, como invernal/invernoso, primaveril e outonal, existe "verânico"? Sei que existe "estival" (relativo a Verão), mas terá o mesmo significado que eventualmente "verânico"? E estes adjectivos devem escrever-se com maiúscula inicial?
Obrigado e parabéns pelo site super, hiper, mega, ultra-instrutivo!
Deparei-me recentemente com a palavra recifal, referente ao estudo e às características dos recifes. No entanto, não a encontrei em nenhum dicionário, a não ser em sítios de Internet brasileiros.
Poderiam elucidar-me sobre a sua existência (ou não) e se está bem construída?
Obrigado uma vez mais.
Qual a forma correcta?
«Viam-se pessoas a correr meias despidas.»
«Viam-se pessoas a correr meia despidas.»
«Viam-se pessoas a correr meio despidas.»
Sempre impliquei com os espanhóis que vêm para cá pedir-nos «nome e apelidos», só porque assim é prática em Espanha. Nome é nome e já inclui o apelido. No formulário [da pergunta ao Ciberdúvidas] também me fazem o mesmo!
Gostaria de saber qual o plural da palavra auxílio-funeral.
Quando nos referimos às letras gregas num texto, qual deverá o género que devemos considerar? Frequentemente tenho de fazer referência a coeficientes expressos por letras gregas (alfa, beta, sigma, delta...) e, por exemplo, escrevo «o beta representa o risco» ou «o gama é o prémio ou preço do risco». Está correcto?
Tive um teste de Língua Portuguesa, e uma das questões gramaticais pedia para colocar no grau superlativo sintético o adjectivo miserável.
Gostaria que me tirassem esta dúvida, pois fiquei muito confusa com a variedade de respostas dos meus colegas.
Obrigada pela compreensão.
No verso «Quem a seguiu pela arenosa praia», d'Os Lusíadas, «arenosa praia» pode ser considerado um pleonasmo? Porquê?
Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?
Gostaria de saber se litoreu é litoral em latim. Encontrei esta palavra em sites brasileiros, mas não consigo confirmar se é realmente assim. Se não, gostaria de saber se existe em latim alguma palavra da qual derivou litoral.
Obrigado pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações