Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Célia Oliveira Professora Leiria, Portugal 2K

Quando nos referimos às letras gregas num texto, qual deverá o género que devemos considerar? Frequentemente tenho de fazer referência a coeficientes expressos por letras gregas (alfa, beta, sigma, delta...) e, por exemplo, escrevo «o beta representa o risco» ou «o gama é o prémio ou preço do risco». Está correcto?

Maria Helena Alves Estudante Guimarães, Portugal 11K

Tive um teste de Língua Portuguesa, e uma das questões gramaticais pedia para colocar no grau superlativo sintético o adjectivo miserável.

Gostaria que me tirassem esta dúvida, pois fiquei muito confusa com a variedade de respostas dos meus colegas.

Obrigada pela compreensão.

Marcelo Alexandre Estudante Lisboa, Portugal 4K

No verso «Quem a seguiu pela arenosa praia», d'Os Lusíadas, «arenosa praia» pode ser considerado um pleonasmo? Porquê?

Catarina Sobreira Estudante Lisboa, Portugal 16K

Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?

Nélia Olival Designer gráfica Faro, Portugal 3K

Gostaria de saber se litoreu é litoral em latim. Encontrei esta palavra em sites brasileiros, mas não consigo confirmar se é realmente assim. Se não, gostaria de saber se existe em latim alguma palavra da qual derivou litoral.

Obrigado pela atenção.

Mário Moura Chefe de divisão de cultura Ribeira Grande, Portugal 16K

Deve-se dizer «a mais pura das verdades», ou «a mais pura da verdade»?

Jason Borges Estudante Providence, EUA 4K

Aqui nos EUA, usamos a palavra ticket para significar o voto com o presidente e o vice-presidente juntos. Há equivalente em português? Encontrei a palavra chapa num dicionário de português brasileiro, mas é a mesma coisa em Portugal?

Sérgio Loureiro Programador Lisboa, Portugal 6K

A palavra recálculo existe? E faz sentido na frase «A factura já havia sido emitida. Deseja efectuar o recálculo?»

Agradecimentos adiantados.

Orlando Vedor Contabilista Almada, Portugal 2K

Como se deve pronunciar a palavra confecção? Com c mudo ou facultativo, ou não?

Betina Martins Professora Aveiro, Portugal 5K

A propósito de análise textual inferencial, diz-se «sentidos inferenciados», ou «inferidos»?