Quando nos referimos às letras gregas num texto, qual deverá o género que devemos considerar? Frequentemente tenho de fazer referência a coeficientes expressos por letras gregas (alfa, beta, sigma, delta...) e, por exemplo, escrevo «o beta representa o risco» ou «o gama é o prémio ou preço do risco». Está correcto?
Tive um teste de Língua Portuguesa, e uma das questões gramaticais pedia para colocar no grau superlativo sintético o adjectivo miserável.
Gostaria que me tirassem esta dúvida, pois fiquei muito confusa com a variedade de respostas dos meus colegas.
Obrigada pela compreensão.
No verso «Quem a seguiu pela arenosa praia», d'Os Lusíadas, «arenosa praia» pode ser considerado um pleonasmo? Porquê?
Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?
Gostaria de saber se litoreu é litoral em latim. Encontrei esta palavra em sites brasileiros, mas não consigo confirmar se é realmente assim. Se não, gostaria de saber se existe em latim alguma palavra da qual derivou litoral.
Obrigado pela atenção.
Deve-se dizer «a mais pura das verdades», ou «a mais pura da verdade»?
Aqui nos EUA, usamos a palavra ticket para significar o voto com o presidente e o vice-presidente juntos. Há equivalente em português? Encontrei a palavra chapa num dicionário de português brasileiro, mas é a mesma coisa em Portugal?
A palavra recálculo existe? E faz sentido na frase «A factura já havia sido emitida. Deseja efectuar o recálculo?»
Agradecimentos adiantados.
Como se deve pronunciar a palavra confecção? Com c mudo ou facultativo, ou não?
A propósito de análise textual inferencial, diz-se «sentidos inferenciados», ou «inferidos»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações