Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Roberto Antunes Advogado Cuiabá, Brasil 4K

Gostaria de saber a forma correta desta expressão:

1. «Os títulos "objeto" do(s) processo(s).»

ou

2. «Os títulos "objetos" do(s) processo(s).»

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 17K

«Não demonstrava cansaço, não ofegava. Nem fazia idéia de quantas armas estariam apontadas para ela naquele instante.»

Na frase acima, está correto o futuro do pretérito («estariam»), ou deveria lá estar o imperfeito do indicativo («estavam»)?

Obrigado.

Raquel Amado Tradutora Setúbal, Portugal 17K

Com que preposição se deve reger o substantivo proximidade («proximidade a», «proximidade de», «proximidade com»...)?

Carlos Correia da Silva Lisboa, Portugal 6K

Há dias, ouvindo José Sócrates num comício do seu partido nos Açores, dou por ele a dizer: «Viva o PS, viva os Açores!». «“Viva” os Açores», ou, antes, «"Vivam" os Açores»?

Priscilla Pereira Empresária Nova Iorque, EUA 38K

Estou morando fora do país faz tempo e simplesmente não consigo me lembrar do plural de futebol. A frase seria essa: «Todos os grandes jogadores começam nos campeonatos colegiais de...»

Obrigada!

Cidália da Silva Gutiérrez Estudante Madrid, Espanha 18K

Acredito que posso dizer indiferentemente as seguintes frases:

«Às segundas tenho aula de Português.»

«À segunda tenho aula de Português.»

(Expressão de hábito)

«Na segunda (dia 13 de Outubro) tenho que ir ao médico.»

«Segunda (dia 13 de Outubro) tenho que ir ao médico.»

(Dia determinado)

Porque usamos «na segunda»/«segunda»?

Aí vão os meus sinceros agradecimentos!

Hugo Pereira Editor Vila Nova de Gaia, Portugal 5K

Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: no interior de Portugal é comum usarem-se as expressões «piabaixo» e «piacima», no sentido de «por aí abaixo» ou «por aí acima». «Fui piabaixo até ao rio» — «Fui por aí abaixo até ao rio». Gostaria de saber se existe uma forma correcta de escrever essas expressões ou se a ortografia fica ao critério de cada um.

Obrigado.

Raul de Mello Franco Jr. Professor Araraquara, São Paulo, Brasil 13K

Já foi analisada a questão do plural de "nu proprietário". Tenho outras duas dúvidas, quanto à mesma expressão:

a) qual o feminino?

b) há hífen entre as duas palavras?

Lavínea Vicentina Estudante Porto Alegre, Brasil 7K

Gostaria de saber qual a etimologia da palavra flertar.

Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

Jorge Teixeira Lapa Jurista Lisboa, Portugal 18K

Ouço, por vezes, a expressão «salvo erro e contra omissão». Pergunto: esta é uma forma arcaica ou pelo menos antiga da vulgar «salvo erro e omissão», ou simplesmente um desvio popular sem significado?

Obrigado.