Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bruno Tavares Economista Lisboa, Portugal 7K

É frequente, em ambiente profissional, a troca de e-mails com a utilização da expressão inicial de saudação «Caros Todos», penso que em tradução directa de «Dear all» [em inglês]. Acho errado, pois, se são "Caros", são-no "todos", tornando a expressão redundante. Podem esclarecer?

Obrigado.

Vítor Santos Professor Portimão, Portugal 17K

Qual a forma mais correcta de designar o piso tradicional japonês? "Tatame", ou "tatami"? E como se forma o plural? Tem plural, ou será como bonsai?

Elsa Costa Professora Porto, Portugal 4K

Já é possível escrever "stafe"? Ou devemos escrever "staff"?

Maria do Céu Diogo Professora Lisboa, Portugal 10K

Gostaria de saber se se escreve "topiaria", ou "topiária". Estou a referir-me à arte de recortar sebes.

Muito obrigada.

Marina Ferreira Conservadora Porto, Portugal 9K

Como escrever por extenso 1,235? Parece-me que é «um, dois três cinco», pois parece-me que as casas decimais não têm unidade, centenas, etc.

Vítor Santos Professor Portimão, Portugal 13K

Gostaria de saber qual a forma mais correcta de escrever: "kung-fu", ou "kung fu"? E como se chamam os praticantes desta arte marcial? "Kungfuistas"?

José Costa Animador cultural Famalicão, Portugal 6K

Existe na língua portuguesa a palavra "madrasto"?

Pedro Branquinho Regulatory affairs Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber qual a forma correcta: "serótipo", ou "serotipo"? A primeira parece-me mais correcta por analogia com fenótipo e com genótipo.

Obrigado.

Luísa de Azevedo Gomes Secretária São Paulo, Brasil 9K

O Acordo Ortográfico menciona como exemplos, no item 4.º, Base X, da acentuação das vogais tónicas/tônicas grafadas com I e U, as palavras cheiinha e saiinha como palavras que não levarão mais acento. Perguntas:

a) essas palavras tinham acento?

b) no Brasil não consegui encontrar ocorrências com acento; em Portugal usava-se o acento, grafando-se "cheiínha", "saiínha"?

c) no Brasil, a regra antes do Acordo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 71) dizia que se esse I ou U tônico, sozinho na sílaba, fosse seguido de nh, não deveria ser acentuado. Não é o caso de "cheiínha" e "saiínha"?

Agradeço sua atenção.

Rafael Gaspar Estudante Leiria, Portugal 31K

Qual o nome que se dá às pessoas que vivem em Conímbriga e em Coimbra?

Por exemplo: na América chamam-se Americanos.