Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Diego de Oliveira Coleto Estudante Jacupiranga, Brasil 4K

O certo é dizer «Espécie em vias de extinção», ou «espécie em via de extinção»?

Filipe Mesquita Estudante Horta, Portugal 9K

De há uns tempos para cá, é frequente ouvir-se a expressão «opção de escolha», com o significado de haver alternativas (presumo eu). Ora, esta expressão causa-me alguma estranheza, uma vez que opção e escolha são sinónimos.

Margarida Torres Educadora Vila Real de Santo António, Portugal 10K

O porco grunhe, o burro zurra, e o camelo?

Vânia Godinho Educadora de infância Leiria, Portugal 44K

Como se diz correctamente?

— «Vou acender/apagar a luz!»

— «Vou ligar/desligar a luz!»

Carla Lisboa Consultora Lisboa, Portugal 4K

Ao pronunciarmos a palavra Egipto, é correcto pronunciarmos a letra p? Pois quando falamos da nacionalidade egípcia, a letra p é vocalizada.

Bruno Tavares Economista Lisboa, Portugal 7K

É frequente, em ambiente profissional, a troca de e-mails com a utilização da expressão inicial de saudação «Caros Todos», penso que em tradução directa de «Dear all» [em inglês]. Acho errado, pois, se são "Caros", são-no "todos", tornando a expressão redundante. Podem esclarecer?

Obrigado.

Vítor Santos Professor Portimão, Portugal 17K

Qual a forma mais correcta de designar o piso tradicional japonês? "Tatame", ou "tatami"? E como se forma o plural? Tem plural, ou será como bonsai?

Elsa Costa Professora Porto, Portugal 4K

Já é possível escrever "stafe"? Ou devemos escrever "staff"?

Maria do Céu Diogo Professora Lisboa, Portugal 10K

Gostaria de saber se se escreve "topiaria", ou "topiária". Estou a referir-me à arte de recortar sebes.

Muito obrigada.

Marina Ferreira Conservadora Porto, Portugal 9K

Como escrever por extenso 1,235? Parece-me que é «um, dois três cinco», pois parece-me que as casas decimais não têm unidade, centenas, etc.