Consultei o tratamento deste tema no site, mas tenho uma dúvida que não terá sido abordada. Trata-se da obrigatoriedade do uso de maiúscula nas referências a diplomas legais.
O emprego de maiúscula é obrigatório para a identificação de um diploma específico. Exemplo: «O Decreto-Lei n.º xxx/2008 de 15 de Novembro.»
No entanto, gostaria que me esclarecessem se o uso de maiúscula é ainda obrigatório nas sucessivas referências a esse diploma ao longo do texto. Exemplo: «Aquele decreto-lei veio regular.....» ou «A Lei n.º xxxx/2007, relativa a […]. Esta lei deverá ainda ser regulamentada.»
Muito obrigada pela vossa atenção.
Por gentileza, informar as abreviaturas dos seguintes títulos académicos:
tecnólogo em logística
bióloga
pedagoga
engenheiro agrônomo
Existe um site de consulta para estas abreviaturas?
Grata.
Quando se prepara uma reunião, na convocatória menciona-se a «ordem de trabalho», discriminando os vários pontos que a constituem, ou será «ordem de trabalhos», uma vez que é constituída por vários pontos?
Obrigada pela disponibilidade.
Gostaria de saber se a palavra simultaneamente se pode dividir em "simultane-amente" ou se isso é considerado erro.
Muito obrigada.
Como posso formar substantivos através dos verbos: deprimir, oprimir, suceder, omitir, submeter, transgredir?
Tem tradução para o português o imposto ou taxa feudal medieval chamada formariage? Faço esta pergunta pois a palavra retromencionada parece ser francesa.
Aliás, este tributo era pago pelo servo, quando este se casava, ao senhor feudal, ou era pago pelos servos ao senhor feudal por ocasião do casamento deste último?
Sempre muito grato por tudo.
O que significa o termo galvanização? E o adjectivo galvânico? Penso tratar-se de um termo da área da química...
Obrigado!
O adjectivo "fobado" (pronunciado "foubádo") está dicionarizado? Que significado tem? Baseando-me no uso que algumas pessoas que conheço fazem dele, uso-o para classificar alguém que esteja urgentemente necessitado de qualquer coisa e que aja exageradamente... (Parece-me diferente de "afobado", que sei que existe!)
Na frase «Acreditem: não sei ser», há um, ou dois tipos de sujeito?
Obrigado.
É correcto e porquê dizer-se «podes passar buscar-me na sala»? Qual a diferença se eu disser «podes passar a buscar-me na sala»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações