Tem tradução para o português o imposto ou taxa feudal medieval chamada formariage? Faço esta pergunta pois a palavra retromencionada parece ser francesa.
Aliás, este tributo era pago pelo servo, quando este se casava, ao senhor feudal, ou era pago pelos servos ao senhor feudal por ocasião do casamento deste último?
Sempre muito grato por tudo.
O que significa o termo galvanização? E o adjectivo galvânico? Penso tratar-se de um termo da área da química...
Obrigado!
O adjectivo "fobado" (pronunciado "foubádo") está dicionarizado? Que significado tem? Baseando-me no uso que algumas pessoas que conheço fazem dele, uso-o para classificar alguém que esteja urgentemente necessitado de qualquer coisa e que aja exageradamente... (Parece-me diferente de "afobado", que sei que existe!)
Na frase «Acreditem: não sei ser», há um, ou dois tipos de sujeito?
Obrigado.
É correcto e porquê dizer-se «podes passar buscar-me na sala»? Qual a diferença se eu disser «podes passar a buscar-me na sala»?
Gostaria de saber o aumentativo das seguintes palavras: muro, casa, cadeira e animal.
Qual o significado e qual a origem da expressão «aparar as arestas»?
Qual é a diferença entre atiravam e tiravam?
Em:
«Tivemos a possibilidade de nos aproximarmos.»
«Tivemos a possibilidade de nos aproximar.»
Qual é o certo?
Gostaria de saber se a expressão «significa dizer» é correcta. Ex.: «O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é bastante solicitado, "significa dizer" que as suas respostas gozam de credibilidade.»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações