Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Qta. do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal 6K

Diz-se «meter férias», ou «pôr férias»? Qual das opções é a mais correcta?

Obrigado!

Hugo Costa Estudante Coimbra, Portugal 64K

Gostaria de saber se é correcto dizer-se «os objectos A e B estão à sua mercê», e se tem o mesmo significado de «os objectos A e B estão à sua disposição», no sentido de se poder dispor deles como e quando se quiser.

Obrigado.

Mário Pereira Bancário Lisboa, Portugal 11K

Na frase «... operações e serviços bancários às entidades e particulares...», deverá utilizar-se a expressão «abrangida», com referência às entidades, ou «abrangidos», com referência a particulares?

O meu obrigado.

Margarida Palma Tradutora Lisboa, Portugal 8K

Quero convencer um amigo meu de que a frase «ele é amicíssimo meu» está incorrecta. O correcto é: «Ele é muitíssimo meu amigo.» Como posso explicar-lhe que a frase dele (a 1.ª) está incorrecta?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 4K

A melhor forma é "Hermenegildo", ou "Ermenegildo"?

Muitos agradecimentos.

Agenor Ranhada Rolo Oficial do Exército Porto, Portugal 6K

Louvando o vosso trabalho, agradecia ser informado sobre o plural de porta-bagagem.

João Gonçalves Estudante Lisboa, Portugal 6K

Existe a palavra "estabefe"?

André Levy Biólogo Lisboa, Portugal 2K

«Testável» é ou não uma palavra aceite? Não a consigo encontrar num dicionário, mas é uma palavra usada frequentemente na gíria científica.

Maria Moreira Professora Armação de Pêra, Portugal 6K

Manuel de Oliveira é centagenário, ou centenário?

José María Durán Gómez Professor Plasença, Espanha 3K

Moram no México os índios zapotecas (em espanhol). Qual é a palavra correcta em português, "zapotecas", ou "sapotecas"?

Muito obrigado pela ajuda.