Diz-se «meter férias», ou «pôr férias»? Qual das opções é a mais correcta?
Obrigado!
Gostaria de saber se é correcto dizer-se «os objectos A e B estão à sua mercê», e se tem o mesmo significado de «os objectos A e B estão à sua disposição», no sentido de se poder dispor deles como e quando se quiser.
Obrigado.
Na frase «... operações e serviços bancários às entidades e particulares...», deverá utilizar-se a expressão «abrangida», com referência às entidades, ou «abrangidos», com referência a particulares?
O meu obrigado.
Quero convencer um amigo meu de que a frase «ele é amicíssimo meu» está incorrecta. O correcto é: «Ele é muitíssimo meu amigo.» Como posso explicar-lhe que a frase dele (a 1.ª) está incorrecta?
A melhor forma é "Hermenegildo", ou "Ermenegildo"?
Muitos agradecimentos.
Louvando o vosso trabalho, agradecia ser informado sobre o plural de porta-bagagem.
Existe a palavra "estabefe"?
«Testável» é ou não uma palavra aceite? Não a consigo encontrar num dicionário, mas é uma palavra usada frequentemente na gíria científica.
Manuel de Oliveira é centagenário, ou centenário?
Moram no México os índios zapotecas (em espanhol). Qual é a palavra correcta em português, "zapotecas", ou "sapotecas"?
Muito obrigado pela ajuda.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações