Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Frank Bento Professor Barcelos, Portugal 7K

Visionário é muitas vezes utilizado como sinónimo de vanguardista ou para qualificar alguém que tinha razão antes do tempo. Penso que esta acepção não se encontra nos dicionários. É correcto utilizar a palavra com este sentido?

Obrigado.

Carlos Gomes Almedina Operador Lisboa, Portugal 7K

O substantivo que designa o praticante de ténis de mesa deve escrever-se «mesatenista» ou «mesa-tenista»?

Ana Teixeira Estudante Coimbra, Portugal 35K

Qual a diferença entre mundial e internacional?

Rui Sarmento IT solution architect Francoforte, Alemanha 77K

A título de uma dúvida, consultei a vossa base de dados e obtive a resposta n.º 7248 – Compartilhar/partilhar, respondida por M.R.L. a 12/12/2000: «Os verbos partilhar e compartilhar podem ser sinónimos quando significam tomar parte em, compartir, o que se verifica na frase que apresenta como exemplo: "Vem compartilhar/partilhar os teus conhecimentos connosco."»

A minha questão é a seguinte: existe outra possibilidade de estes verbos não serem sinónimos? E quais os seus significados?

Valdemar Garcias Empresário Dornes, Ferreira do Zêzere, Portugal 4K

Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho aqui feito.

Gostaria de tirar dúvidas em relação ao uso da preposição de conjuntamente com os artigos definidos a, o, as, os.

Em documentos antigos dos anos 60 e 70 vê-se na maior parte das vezes termos como: «Associação dos Estudantes», «Junta da Freguesia», «Concelho da Chamusca»; hoje em dia apenas se vê «Associação de Estudantes», «Junta de Freguesia», «Concelho de Chamusca», etc., etc., etc. O que se terá passado?

Maria Guia Professora Lisboa, Portugal 36K

«Preocupação em garantir», ou «preocupação de garantir»?

Judith Menezes e Sousa Jornalista Lisboa, Portugal 6K

Pode usar-se a palavra oposições? Normalmente utiliza-se oposição, para incluir todos os partidos da oposição. Mas sendo essas forças diferentes e com diferentes tipos de oposição, não será também correcto utilizar "oposições". Por exemplo: «entre as oposições, só o partido X votou contra.»

Muito obrigada.

Paulo Pereira Eng. mecânico Londrina, Brasil 9K

A frase «Eu vi os leões matarem as zebras» me parece inquestionavelmente correta.

No entanto, a frase «Eu vi os leões matar as zebras» já me suscita sérias dúvidas. Eu vou explicar por quê.

É comum ver expressões deste género:

«Eu vi-te matar zebras» ou «Eu vi-os matar zebras», em vez de «Eu vi-te matares zebras» ou «Eu vi-os matarem zebras».

Não só no Brasil como em Portugal...

Reis Lima Quarteu Empresário, engenheiro informático e revisor Bragança, Portugal 9K

A palavra "justiciável" existe na língua portuguesa? Se sim, qual é o seu significado? Que outros sinónimos poderiam ser usados no seu lugar?

Muito obrigado por toda a atenção dispensada.

Kilvia Gondim Estudante Fortaleza, Brasil 13K

O que é partícula partitiva? Veja essa questão e por favor me tira essa dúvida: 6) Em «só não fez daquilo o que não estava em suas forças», o pronome «daquilo» apresenta partícula partitiva que também vemos em:

a) Desta manhã não passaremos.

b) Todos pudemos comer das maças colhidas.

c) Avisei-te para não agir desse modo.

d) Nunca duvidei daquele amigo.

Obs.: a resposta correta é o item b), agora me respondam por quê. O que é partícula partitiva?

Agradeço a resposta.