Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bruno José Religioso Curitiba, Brasil 16K

Gostaria de saber em que contexto posso empregar o verbo afigurar. Posso dizer: «Esta história afigura ser um conto de fadas.» «Afigura-se-me» tem o mesmo sentido de «parece-me»?

Meu mais sincero agradecimento por este esclarecimento.

Mário Pereira Técnico de segurança Leiria, Portugal 4K

Existe alguma destas formas verbais: "inertizar" ou "inerciar", com o significado de «tornar inerte»?

José Amaral Aposentado Sintra, Portugal 7K

Recorrente pode ser utilizado com o sentido de «reincidente, repetente, frequente»?

«Atitude recorrente» é uma atitude adoptada repetidas vezes?

Obrigado.

Teresa Guedes Professora Figueira da Foz, Portugal 9K

Fui confrontada com a questão de ter de saber se a palavra byte é um acrónimo e não consigo encontrar resposta para esta dúvida. Se é acrónimo, quais as palavras que estão na sua origem?

Eduardo de Almeida Farias Aposentado Pelotas, Brasil 33K

Qual o plural de guardião: "guardiões", ou "guardiãos"?

Temporão: "temporões", ou "temporãos"?

Antônio Carlos Estudante São Paulo, Brasil 5K

Considerem a seguinte frase:

«Trata-se da dúvida se seria ou não bom fazer isso.»

Seria uma conjunção integrante a segunda partícula se dessa frase?

Obrigado.

Maria Diniz Escriturária Lisboa, Portugal 8K

Tenho dúvidas quanto à palavra sito.

Exemplo: «nas nossas instalações sitas em Arruda dos Vinhos», ou «nas nossas instalações sito em Arruda dos Vinhos»?

E qual é a categoria gramatical?

Carlos Emanuel Martins Assistente técnico (administrativo) Monchique, Portugal 78K

Há diferença, ao menos semântica, entre os verbos dissociar e desassociar?

Carlos Almeida Médico Coimbra, Portugal 34K

Qual a grafia correcta de palavras como "intra-operatório" (ou "intraoperatório"), "infrainguinal" (ou "infra-inguinal")? E "per-operatório" (ou "peroperatório")? E "interestadual" (ou "inter-estadual")?

Muito obrigado.

Reboloto Calamote Padeiro Cebolais de Cima, Portugal 8K

Depois de ler as perguntas da palavra prequela, verifiquei que, nas interessantes respostas dadas pelo vosso colaborador, nada se fazia para além de criticar a utilização de tal palavra (mamarracho e tal e coisa). O que desejava saber é se existe alguma palavra com igual significado, na língua portuguesa. E caso exista, qual.

Obrigado.