Gostaria de saber em que contexto posso empregar o verbo afigurar. Posso dizer: «Esta história afigura ser um conto de fadas.» «Afigura-se-me» tem o mesmo sentido de «parece-me»?
Meu mais sincero agradecimento por este esclarecimento.
Existe alguma destas formas verbais: "inertizar" ou "inerciar", com o significado de «tornar inerte»?
Recorrente pode ser utilizado com o sentido de «reincidente, repetente, frequente»?
«Atitude recorrente» é uma atitude adoptada repetidas vezes?
Obrigado.
Fui confrontada com a questão de ter de saber se a palavra byte é um acrónimo e não consigo encontrar resposta para esta dúvida. Se é acrónimo, quais as palavras que estão na sua origem?
Qual o plural de guardião: "guardiões", ou "guardiãos"?
Temporão: "temporões", ou "temporãos"?
Considerem a seguinte frase:
«Trata-se da dúvida se seria ou não bom fazer isso.»
Seria uma conjunção integrante a segunda partícula se dessa frase?
Obrigado.
Tenho dúvidas quanto à palavra sito.
Exemplo: «nas nossas instalações sitas em Arruda dos Vinhos», ou «nas nossas instalações sito em Arruda dos Vinhos»?
E qual é a categoria gramatical?
Há diferença, ao menos semântica, entre os verbos dissociar e desassociar?
Qual a grafia correcta de palavras como "intra-operatório" (ou "intraoperatório"), "infrainguinal" (ou "infra-inguinal")? E "per-operatório" (ou "peroperatório")? E "interestadual" (ou "inter-estadual")?
Muito obrigado.
Depois de ler as perguntas da palavra prequela, verifiquei que, nas interessantes respostas dadas pelo vosso colaborador, nada se fazia para além de criticar a utilização de tal palavra (mamarracho e tal e coisa). O que desejava saber é se existe alguma palavra com igual significado, na língua portuguesa. E caso exista, qual.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações