Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Cimar C. Estudante Vila Velha, Brasil 10K

Peço ajuda dos amigos professores para solucionar a seguinte dúvida:
* «A libertinagem e a devassidão corrompeu Roma.»

É possível a concordância acima? O correto não seria: «A libertinagem e a devassidão corromperam Roma», visto que a regra geral para o verbo após o sujeito composto diz que «não é possível concordar com o núcleo mais próximo por atração, como na concordância nominal»?

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 9K

O Dicionário Aulete regista, também, as formas circuncisado e circuncisador. Há algum motivo para que não possa existir a forma verbal circuncisar? Circum/n- (elemento de formação: em volta de) + cisar (cortar, separar, aparar). Se temos, por exemplo, circum-navegar ou circunvoar, porque não circuncisar?

Carlos Joaquim G. J. Marques Trabalhador Braga, Portugal 5K

Tendo em conta o que os senhores disseram na vossa resposta, gostaria de saber como se pronuncia a primeira sílaba do termo emigração, isto é, se com i ou se com e e de que tipo: se com e de bidé, com e de porquê, ou com e de cebola.

Peço desculpa por não saber o nome técnico (sons abertos, sons…), mas tenho pouca formação.

Muito agradecido.

Carlos Dinis Professor Oliveira do Hospital, Portugal 4K

Gostaria de saber como se designa um estudioso da hebelogia.

Parabéns pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da língua portuguesa.

Jorge Branquinho Professor Évora, Portugal 34K

Como é correcto dizer: Desejamo-vos, ou desejamos-vos, um bom ano letivo?

Onésia O. Professora de Língua Portuguesa Maputo, Moçambique 6K

Quando devo usar a expressão «por baixo»?

Mirian Polete Empresária Mogi das Cruzes, Brasil 50K

Qual o nome e o significado do símbolo #?

Gonçalo Vieira Engenheiro Batalha, Portugal 4K

Comprei um livro para ler à minha filha, cujo título é Cuquedo. A minha dúvida é como acentuar esta palavra: Cúquedo, ou Cuquêdo?

Obrigado

Madalena Ferreira Tradutora Gotemburgo, Suécia 10K

Ouvi há pouco tempo uma explicação interessante, e não completamente descabida, sobre a origem da expressão «carapau de corrida», que sempre me intrigou!

O peixe é vendido pelos pescadores nas lotas, em leilões «invertidos», ou seja, com os preços a serem rapidamente anunciados por ordem decrescente, até que o comprador interessado o arremate com o tradicional «chiu!». Isto implica que o melhor peixe, e o mais caro, é o que é vendido primeiro, ficando para o fim o de menor qualidade. Em tempos anteriores ao transporte automóvel, as peixeiras menos escrupulosas compravam esse peixe no fim da lota, por um preço baixo, e corriam literalmente até à vila ou cidade, tentanto chegar ao mesmo tempo que as que tinham comprado peixe melhor e mais caro na lota (e tentando vendê-lo, evidentemente, ao mesmo preço que o de melhor qualidade). Nem sempre os fregueses se deixavam enganar, e percebiam que aquele carapau era «carapau de corrida», comprado barato no fim da lota e transportado a correr até à vila. Hoje ainda, o que se arma em carapau de corrida julga-se mais esperto que os outros, mas raramente os consegue enganar.

Andrea Britto Estudante Rio de Janeiro, Brasil 9K

Gostaria de pedir a gentileza de vocês para me esclarecerem o porquê de este se, na frase abaixo, ser classificado como sujeito:

«Um ruído se fez ouvir.»