É correcto usar a palavra crescendo fora da área musical, como nas expressões «um crescendo de problemas» ou «problemas em crescendo»?
Gostaria de saber se realmente o feminino de frango é franga, pois estou muito confusa, sempre tive franga com fêmea do frango.
É correcto juntar as palavras muito e mais a um advérbio de modo como raramente? Ou seja, será correcto usar uma expressão como «muito mais raramente»?
Como se escreve dossier na língua portuguesa, é dossiê, dossier, ou não existe?
É correto falar a frase: «isto é um erro clássico»?
Ou só podemos falar: «isto é um erro crasso»?
Creio que não compreenderam a dúvida do consulente na pergunta A expressão «em hipótese nenhuma». Ele estava questionando a respeito do contraste entre «em hipótese nenhuma» e «em hipótese alguma», que é outra forma bastante usual no Brasil.
Gostaria de saber se a expressão «encarregado de educação» tem aplicação no género feminino («encarregada de educação»), ou se deverá ser sempre utilizada na sua versão masculina.
Qual o feminino das palavras barão e cônsul?
Como se pronuncia a palavra subsídios?
Existe a palavra chiquiísima, apesar de não ser tão comummente utilizada?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações