Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Marco Amaro Professor Lisboa, Portugal 23K

Gostaria que me sugerissem a divisão silábica dos seguintes vocábulos: iniciados e sociedade.

Rui Guerreiro Estudante Olhão, Portugal 14K

Estou com dificuldade em perceber qual é a forma correcta, se é que existe uma, de escrever a palavra que designa o sistema que faz circular/aquecer o ar no interior de um automóvel. Talvez até esteja a confundir tudo isto, pois não estou certo de que a palavra que procuro designe o que imagino.

Depois de tentar em vários dicionários, o único sítio onde encontrei um termo que me parece ser o que procuro foi no Google. Aqui surge o problema, pois encontro-o escrita de duas formas, «soulfagem» e «souflagem».

Manuela Gomes Professora Vila Real, Portugal 5K

Tenho uma dúvida muito grande acerca do uso de senão e «se não», a qual não consegui esclarecer através da leitura da resposta a esta pergunta.

Na situação abaixo apresentada, será correto o uso de senão, ou de «se não»?

«Então, sai daqui imediatamente, senão/se não [??!!] salto-te em cima e faço-te em três!»

Aline Gamero Osti Estudante de Direito Arapongas, Brasil 5K

Sou estudante do curso de Direito e, em uma prova da matéria Linguagem Forense, a professora deu uma questão, com uma frase ambígua, perguntando qual o motivo da ambiguidade e solicitando a correção.

Quero saber se consigo desfazer a ambigüidade da frase corrigindo a pontuação: «Proibido o uso de colete salva vidas no pedalinho sem camisa» colocando a expressão «no pedalinho» entre vírgulas.

Brígido Marques Fonseca Funcionário público Oeiras, Portugal 22K

Estou a tentar ensinar o meu filho e não encontro o grau aumentativo de rapariga.

Manuel dos Santos Professor Guimarães, Portugal 6K

Para designar quem tem habilitações, ou está encarregado de executar medições, poder-se-á usar indistintamente metrologista e metrólogo? Alguma destas designações é errada, imprópria, ou deve ser evitada?

Ronaldo Zanon Copidesque/tradutor Nova Friburgo, Brasil 19K

A regência de resposta pode ser: «resposta para tal pergunta», ou tem de ser necessariamente «resposta a tal pergunta»?

Agostinho Fernandes Jurista Viana do Castelo, Portugal 34K

Como se faz a divisão silábica das palavras era e palácio?

Paulo Sá Pesquisador São Paulo, Brasil 42K

Tenho me deparado com algumas diferenças entre gramática portuguesa e brasileira.

Mas a minha pergunta de hoje é muito directa: diz-se «vivo na África», ou «vivo em África»; «a situação da população na África» ou «a situação da população em África»?

Remedios Carretero Estudante Fregenal de la Sierra, Espanha 9K

Estou a estudar português, e achava que embora com o verbo ir significava «fora dum lugar», mas numa frase li «vir embora». Que significado tem embora nestes verbos?