Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Lima Estudante Amadora, Portugal 7K

Consulto frequentemente o Ciberdúvidas, que considero de grande utilidade. Por isso, antes de colocar a minha questão, agradeço e felicito-vos pelo trabalho.

Agora a dúvida: o que distingue renegar de relegar?

Andrea Assunção Formadora Aveiro, Portugal 29K

Gostaria de saber se existe outro verbo para massajar. Recentemente ouvi massagear e perguntei-me se seria a versão do PB.

Maria Morais Professora Aveiro, Portugal 57K

Qual a diferença na escrita entre estas palavras: rubrica (assinatura) e rubrica (espaço televisivo sobre um qualquer assunto).

Patrícia Alves Professora Porto, Portugal 10K

Qual o aumentativo de onda?

António Conceição Jurista Lisboa, Portugal 12K

Bem sei que é uma palavra horrível e cacofónica, mas (tal como a partir do adjectivo frio se forma o advérbio friamente) será possível formar, a partir do adjectivo quente, o advérbio quentemente?

E o advérbio prevalecentemente?

Edson Sousa Funcionário público Camocim de São Félix, Brasil 83K

Qual a regência do verbos requisitar e solicitar? Deve-se dizer «requisitar a V. S.ª que...», ou «requisitar de V. S.ª que...»?

Da mesma forma, quanto ao verbo solicitar, deve-se dizer «solicitar a V. S.ª que...», ou «solicitar de V. S.ª que...»?

Marcos Veiga Médico dentista Lisboa, Portugal 9K

«Devias de fazer» está correto? O de é dispensável e incorreto?

Existem situações em que de deva anteceder o verbo?

Paulo San Empregado de escritório Coimbra, Portugal 5K

Qual o diminutivo de azar?

Carlos Barroso Professor Vila do Conde, Portugal 6K

Estava a contar à minha filha a história da/do (?) Capuchinho Vermelho, quando me surgiu exactamente esta dúvida. Será a, ou o Capuchinho Vermelho? Embora não me soe tão bem, parece-me que o correcto seria «a Capuchinho Vermelho», porque se trata de uma menina, mas a maioria das editoras opta por colocar o artigo no masculino. Gostaria de saber a vossa opinião.

Isabel Cruz Professora Albufeira, Portugal 6K

Deve dizer-se «parágrafo introdutor», ou «parágrafo introdutório»? «Texto introdutor», ou texto introdutório»? «Frase introdutora», ou «introdutória»? «Ideia introdutora», ou «introdutória»?