Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Manuela Portela Professora universitária Lisboa, Portugal 7K

Qual a diferença entre troço e trecho (por ex., «trecho de rio» ou «troço de rio»)?

Ana Gomes Auxiliar administrativa Coimbra, Portugal 7K

Gostaria que me esclarecessem se é correta a utilização do termo utência, no sentido de «contabilização» do número de utentes, por exemplo. Não encontro o significado da palavra em lado nenhum, mas a palavra surge em vários textos.

Muito obrigada.

Sofia Favila-Vieira Tradutora Lisboa, Portugal 5K

Podem dizer-me se a palavra "eco-hidrologia" deve ser escrita com ou sem hífen?

Obrigada.

Markus Cristiano estudante Silves, Portugal 8K

[Pode usar-se] algures, com a preposição para?

Se usasse alhures, em vez de algures, [a frase não teria] preposição: «... levar alguém alhures.» Isto porque alhures já em si significa «para outro lugar», do latim aliorsum.

Concordais?

Jesus Maria Bajo y Rebollar Empresário/poeta Londrina - Paraná, Brasil 4K

É possível ou correto conjugar o verbo ver como consta nas orações:

«vê-se-te saudável» ou «vê-se-te fraco!»

Desde já, agradeço.

Paula Santos Professora Arruda dos Vinhos, Portugal 8K

Como se diz? «Creme "reafirmante"» ou «creme "refirmante"»?

Os dois termos são utilizados por diferentes marcas de cremes.

Maria Brito Professora Coimbra, Portugal 7K

Qual o significado do nome fiada no conto "O Sésamo" (Novos Contos da Montanha) de Miguel Torga?

Exemplos: «A fiada estava apinhada naquela noite» e «A fiada acabou tarde...»

Ivo Caldeira Funcionário público Porto, Portugal 6K

Existindo as palavras confrade e confraria, por que razão não é reconhecida a palavra "confrádico", para designar o movimento das confrarias? É uma palavra muito em uso naquele mundo associativo, como: «saudações confrádicas» ou «movimento confrádico».

Obrigado pela atenção.

Marcelo Barros Militar da reserva Burlington, Wisconsin, EUA 9K

Poderíeis informar o modo correto de escrever o adjetivo relativo ao substantivo «sumo sacerdote»: "sumossacerdotal", "sumo-sacerdotal" ou "sumo sacerdotal"? Eu creio que a primeira forma seria a correta: "sumossacerdotal". Neste caso, o plural seria "sumossacerdotais". Se não, como então seria?

Antecipadamente agradeço a vossa atenção.

Marta Botelho Advogada Póvoa de Varzim, Portugal 7K

Há dias consultei o dicionário online da Priberam. A palavra do dia era horizontalismo [s. m.] e eram apresentados três significados, sendo que o terceiro, de carácter informal era «atividade de prostituta. = Meretrício».

Uma vez que nunca ouvi/li a palavra com este significado, indaguei junto de outras pessoas, portuguesas e brasileiras, se conheciam o termo com este significado, mas todos me disseram que não conheciam.

A questão que coloco é: qual a origem do termo com este significado informal indicado no referido dicionário.

Obrigada.