O género de microbiota - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O género de microbiota

Gostaria de ser esclarecida quanto ao género da palavra microbiota, que é o conjunto de micro-organismos de um ecossistema, uma vez que diferentes dicionários a consideram masculina ou feminina. E uma pesquisa em sites de universidades de medicina também não foi mais esclarecedora, dado a palavra ser referida usando os dois géneros.

Obrigada.

Susana Borges da Silva Editora Lisboa, Portugal 1K

Existe a forma biota, «conjunto de todos os seres vivos de uma região» (Dicionário Houaiss), que é palavra dicionarizada como substantivo feminino – cf. Vocabulário Ortográfico do Português do Portal da Língua,  Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia) e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Tem, portanto, toda a congruência atribuir o mesmo género a microbiota, analisável como palavra derivada* de biota.

* É também possível considerar microbiota palavra composta. Cf. A formação de microcefálico.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo