Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Carvalho Portugal 4K

Não me parece que haja adjectivo adequado a "clímax". Não concordo com "climático", porque nada tem que ver com "clima". Há quem defenda "climáctico". "Climácico" parece ser o que mais se aproxima do genitivo latino de "climax"; mas não soa bem. "Climáxico" seria bem melhor: aponta claramente para "clímax", soa bem e não deixa dúvidas.

Obrigado.

Maria del Carmen Nogueira Freitas Professora/tradutora Valladolid, Espanha 18K

Poderiam explicar a diferença entre oferta e promoção?

Muito obrigada.

Karen Henriques Estudante/Pesquisadora São Paulo, Brasil 7K

Por que é necessário fazermos concordância nominal em língua portuguesa («as meninas bonitas», em lugar de «as menina bonita»), se ambas as formas conseguem estabelecer comunicação entre locutor e interlocutor? (Levo em conta que isso não ocorre em algumas línguas como o inglês: the beautiful girls).

Luís Pita Ameixa Advogado Beja, Portugal 3K

Num sistema político em que o poder legislativo está dividido em duas câmaras, diz-se que é "bicameral", ou "bicamaral"?

Carlos Froldão Lisboa, Portugal 5K

Existe alguma diferença significativa entre as expressões «alta tecnologia» e «tecnologia de ponta», ou não passam de dois sinónimos?

Obrigado, desde já, pela ajuda.

Marco Dafundo Lisboa, Portugal 12K

Qual será mais correto?

«Um milhão de portugueses deixa de fumar todos os anos.»

«Um milhão de portugueses deixam de fumar todos os anos.»

Anita Teixeira Servidora pública Florianópolis, Brasil 27K

Está correto dizer «de meio-dia» ou «ao meio-dia», seguindo a lógica «de noite» ou «à noite»?

Luciana Mendel Professora (Port./Ing.) / Revisora de textos Rio de Janeiro, Brasil 8K

O correto é «de um dia para outro», ou «de um dia para o outro»?

Nuno Vilaça Odivelas, Portugal 5K

Na expressão «não vos faz querer ler o livro», se eu quiser substituir «o livro» por um pronome pessoal, como devo proceder? Eu responderia «não vo-lo faz querer ler», mas estou em dúvida também com «não vos faz querer lê-lo». Qual das formas está correta (ou ambas são corretas)?

Agradeço a atenção.

Eduardo Guerreiro Reformado Luanda, Angola 3K

Qual o correcto: «ministros nórdicos-africanos», ou «ministros nórdico-africanos»?