O significado da expressão «boas práticas» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da expressão «boas práticas»

«Existem exemplos de boas práticas relativamente ao registo do PCI por parte de grupos de folclore português (com a necessária e valiosa colaboração autárquica).»

Como considerar aqui a expressão «boas práticas»? E qual o significado «boas práticas», quando isolada?

Obrigado.

Lino Mendes Pensionista Montargil, Portugal 1K

Na frase em questão, «boas práticas» significa «maneiras adequadas e eficazes de conservar o PCI [=património cultural imaterial]».

«Boa prática» é uma expressão que se fixou em português há já mais de uma década e que tem atualmente registo dicionarístico:

«Conjunto das técnicas, processos, procedimentos e atividades identificados, utilizados, comprovados e reconhecidos por diversas organizações, em determinada área do saber, como sendo os melhores quanto ao mérito, eficácia e sucesso alcançados pela sua aplicação na realização de uma tarefa.» (dicionário da Porto Editora, em linha na Infopédia)

É a tradução do inglês «best practice», termo que se consagrou na teoria da gestão de empresas e da administração pública (cf. Oxford English Dictionary; ver também Best practice na Wikipédia em inglês).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras