O significado de diagogia
Gostaria de saber o significado da palavra acima indicada: diagogia.
«De entre as virtudes requeridas para o ócio e respectiva diagogia, há as que se cultivam no repouso e as que se cultivam na vida activa», in Política, Aristóteles.
A origem da palavra bufo
Estou a realizar um trabalho para o qual é essencial o conhecimento da origem da palavra bufo. Refiro-me, evidentemente, ao sentido que actualmente lhe é dado, nomeadamente, na sua relação com a PIDE.
Obrigada.
A origem da palavra ribanceira
Qual é a origem etimológica da palavra ribanceira?
«Salada russa»
Donde terá vindo a designação de «salada russa»? E salada?
Obrigada.
A origem da palavra sacada (varanda)
Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra sacada (varanda).
Grato!
A origem e o significado de iaiá
Gostaria de saber a origem e o que significa a palavra "yaya".
A etimologia de xícara e de chá
Quais a razões etimológicas de xícara com x e chá com ch. Seria para diferenciar do líder iraniano Xá?
Grato.
Origem do nome Europa
Seria possível esclarecer-me a origem do nome próprio Europa? Creio que resulta da evolução de uma palavra grega que significa «bem vista», mas não tenho a certeza. Por outro lado, onde poderei saber a partir de que momento se começou a designar o velho continente pelo nome da jovem que Zeus raptou? Obrigada.
Sobre a história do c de cedilha nas ortografias portuguesa e castelhana
Por que motivo a ortografia portuguesa moderna optou por manter o uso da cedilha, rejeitando a sua substituição pelo z tal como foi feito na ortografia castelhana? Houve alguma razão política para manter essa diferença ortográfica, ou houve razões fonéticas para essa opção? A propósito, o som “-za”, “-ce” e “-ci” que escutamos no castelhano, algo semelhante ao “th” inglês, é aparentado com o “s” beirão? Se sim, porque escrevemos Viseu em lugar de Viceu ou Vizeu? Grato pela vossa atenção.
«O tipo» e «o gajo»
Alguém me pode dizer quando – aproximadamente – se começou a utilizar na linguagem corrente a expressão «o tipo» para referir uma terceira pessoa? E, já agora, também «o gajo». Presumo que a questão deverá ser tratada em qualquer disciplina relacionada com a história da língua portuguesa ou com a morfologia histórica ou história morfológica da nossa língua, mas não encontro qualquer obra na bibliografia consultada. Até agora não encontrei em Eça de Queirós, por exemplo, essa expressão (ou essas expressões). Obrigado.
