Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Júlia Ferreira Professora Lousã, Portugal 5K

Qual é a origem etimológica da palavra ribanceira?

Margarida Guerreiro Engenheira Lisboa, Portugal 10K

Donde terá vindo a designação de «salada russa»? E salada?

Obrigada.

Guilherme Toledo Estudante Itajubá, Brasil 3K

Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra sacada (varanda).

Grato!

Rojane Duarte Professora Vila Velha, Brasil 76K

Gostaria de saber a origem e o que significa a palavra "yaya".

Luciano dos Santos Laranjeira Professor Campo Grande, Brasil 16K

Quais a razões etimológicas de xícara com x e chá com ch. Seria para diferenciar do líder iraniano ?

Grato.

Elsa Mónica Vieira Portugal 32K

Seria possível esclarecer-me a origem do nome próprio Europa? Creio que resulta da evolução de uma palavra grega que significa «bem vista», mas não tenho a certeza. Por outro lado, onde poderei saber a partir de que momento se começou a designar o velho continente pelo nome da jovem que Zeus raptou?
Obrigada.

Pedro Bingre do Amaral Professor do ensino superior Coimbra, Portugal 10K

Por que motivo a ortografia portuguesa moderna optou por manter o uso da cedilha, rejeitando a sua substituição pelo z tal como foi feito na ortografia castelhana? Houve alguma razão política para manter essa diferença ortográfica, ou houve razões fonéticas para essa opção?
A propósito, o som “-za”, “-ce” e “-ci” que escutamos no castelhano, algo semelhante ao “th” inglês, é aparentado com o “s” beirão? Se sim, porque escrevemos Viseu em lugar de Viceu ou Vizeu?
Grato pela vossa atenção.

Mário César de Abreu Portugal 7K

Alguém me pode dizer quando – aproximadamente – se começou a utilizar na linguagem corrente a expressão «o tipo» para referir uma terceira pessoa?
E, já agora, também «o gajo».
Presumo que a questão deverá ser tratada em qualquer disciplina relacionada com a história da língua portuguesa ou com a morfologia histórica ou história morfológica da nossa língua, mas não encontro qualquer obra na bibliografia consultada. Até agora não encontrei em Eça de Queirós, por exemplo, essa expressão (ou essas expressões).
Obrigado.

Maria Isabel Morna Portugal 12K

A palavra «cota» poderá ter origem no francês?

Anabela Rocha Portugal 6K

Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo «trabalhador»?