Qual é a origem etimológica da palavra ribanceira?
Donde terá vindo a designação de «salada russa»? E salada?
Obrigada.
Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra sacada (varanda).
Grato!
Gostaria de saber a origem e o que significa a palavra "yaya".
Quais a razões etimológicas de xícara com x e chá com ch. Seria para diferenciar do líder iraniano Xá?
Grato.
Seria possível esclarecer-me a origem do nome próprio Europa? Creio que resulta da evolução de uma palavra grega que significa «bem vista», mas não tenho a certeza. Por outro lado, onde poderei saber a partir de que momento se começou a designar o velho continente pelo nome da jovem que Zeus raptou?
Obrigada.
Por que motivo a ortografia portuguesa moderna optou por manter o uso da cedilha, rejeitando a sua substituição pelo z tal como foi feito na ortografia castelhana? Houve alguma razão política para manter essa diferença ortográfica, ou houve razões fonéticas para essa opção?
A propósito, o som “-za”, “-ce” e “-ci” que escutamos no castelhano, algo semelhante ao “th” inglês, é aparentado com o “s” beirão? Se sim, porque escrevemos Viseu em lugar de Viceu ou Vizeu?
Grato pela vossa atenção.
Alguém me pode dizer quando – aproximadamente – se começou a utilizar na linguagem corrente a expressão «o tipo» para referir uma terceira pessoa?
E, já agora, também «o gajo».
Presumo que a questão deverá ser tratada em qualquer disciplina relacionada com a história da língua portuguesa ou com a morfologia histórica ou história morfológica da nossa língua, mas não encontro qualquer obra na bibliografia consultada. Até agora não encontrei em Eça de Queirós, por exemplo, essa expressão (ou essas expressões).
Obrigado.
Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo «trabalhador»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações