A origem e o significado de cabatã
Qual é o étimo e o sentido da palavra cabatã?
O significado de diagogia
Gostaria de saber o significado da palavra acima indicada: diagogia.
«De entre as virtudes requeridas para o ócio e respectiva diagogia, há as que se cultivam no repouso e as que se cultivam na vida activa», in Política, Aristóteles.
A origem da palavra bufo
Estou a realizar um trabalho para o qual é essencial o conhecimento da origem da palavra bufo. Refiro-me, evidentemente, ao sentido que actualmente lhe é dado, nomeadamente, na sua relação com a PIDE.
Obrigada.
A origem da palavra ribanceira
Qual é a origem etimológica da palavra ribanceira?
«Salada russa»
Donde terá vindo a designação de «salada russa»? E salada?
Obrigada.
A origem da palavra sacada (varanda)
Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra sacada (varanda).
Grato!
A origem e o significado de iaiá
Gostaria de saber a origem e o que significa a palavra "yaya".
A etimologia de xícara e de chá
Quais a razões etimológicas de xícara com x e chá com ch. Seria para diferenciar do líder iraniano Xá?
Grato.
Origem do nome Europa
Seria possível esclarecer-me a origem do nome próprio Europa? Creio que resulta da evolução de uma palavra grega que significa «bem vista», mas não tenho a certeza. Por outro lado, onde poderei saber a partir de que momento se começou a designar o velho continente pelo nome da jovem que Zeus raptou? Obrigada.
Sobre a história do c de cedilha nas ortografias portuguesa e castelhana
Por que motivo a ortografia portuguesa moderna optou por manter o uso da cedilha, rejeitando a sua substituição pelo z tal como foi feito na ortografia castelhana? Houve alguma razão política para manter essa diferença ortográfica, ou houve razões fonéticas para essa opção? A propósito, o som “-za”, “-ce” e “-ci” que escutamos no castelhano, algo semelhante ao “th” inglês, é aparentado com o “s” beirão? Se sim, porque escrevemos Viseu em lugar de Viceu ou Vizeu? Grato pela vossa atenção.