Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem da expressão «acordo leonino»
Gostaria de saber qual a origem da expressão corrente «acordo leonino», utilizada em contextos diversos, como por exemplo «o negócio entre a BragaParques e a Câmara de Lisboa foi um acordo leonino».

Poderá ter surgido na época do acordo entre Portugal e a Grã-Bretanha conhecido como o «Mapa cor-de-rosa», do qual Portugal saiu mais do que prejudicado? O leão é a figura representativa da coroa inglesa.

Filipe Pereira consultor informático Lisboa, Portugal 1K
Um «acordo leonino» é aquele em que um dos contratantes aceita condições desvantajosas em relação a outro contratante que fica em grande vantagem. «Acordo leonino» é, pois, uma expressão retórica sugerida nomeadamente pelas fábulas em que o leão se revela como todo-poderoso.
A. Tavares Louro
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo