Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Filipe Matias Médico Lisboa, Portugal 21K

Há uns meses que me deparei com uma dúvida, que já tentei resolver por mim... mas tenho de recorrer a quem sabe.

Qual a relação entre a palavra anal (referência anatómica) e anais (resumo, compilação de informação)?

Muito obrigado (mais uma vez, visto não ser a primeira vez que recorro a vós!)

Continuação de bom trabalho.

Josy Mary Araújo Professora Aratuba, Brasil 4K

Como podemos mostrar a evolução das seguintes palavras quando nos referimos ao próprio latim?

corona < coroa

freno < freio

avena < aveia

lana <

coelu < céu

Vasco Arriaga Estudante Lisboa, Portugal 7K

Nos baralhos de cartas de jogar espanhóis/latinos há uma marca na moldura do desenho que indica o naipe, permitindo saber-se o naipe da carta não a vendo na totalidade, quando em leque. A esta marca em espanhol chama-se pinta (e pelo que pude saber pinta pode ter o mesmo significado em português) daí pergunto se a expressão «tirar (ver?) a pinta a alguém (ou algo?)» tem relação com a espanhola «le conocí por la pinta», ambas significando inferir a totalidade por um detalhe, pela aparência.

Já agora deixo aqui também a dúvida se «ser um pintas ou pintarolas» terá essa mesma origem.

Cláudio Virote Professor Goiânia, Brasil 20K

Gostaria de uma definição técnica ou científica dos termos RPG e MMORPG.

Isabel Lourenço Professora Entroncamento, Portugal 3K

Relativamente aos processos irregulares de formação de palavras, podemos considerar presidente e clube como empréstimos?

Grata pela atenção dispensada.

Pedro Machado Engenheiro civil Matosinhos, Portugal 9K

Apesar de encontrar no dicionário o termo intervenção e o termo intervencionado, não encontro uma forma verbal intervencionar, mas apenas o verbo intervir. Quando é correcto usar o termo intervencionar?

Luísa Lima Professora Coimbra, Portugal 12K

A palavra cuidado é uma palavra simples, ou complexa?

A palavra cuidar é uma palavra simples, ou complexa?

Verónica Fernandes Professora Porto, Portugal 3K

Poderemos considerar o verbo doer uma palavra derivada por sufixação?

Maria Nunes Professora Matosinhos, Portugal 4K

Qual o processo de formação da palavra Deco? Amálgama?

Isabel Simões Professora Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber a origem da palavra cicatriz.