O significado destas siglas inglesas é, provavelmente, do conhecimento do consulente: Role-Playing Game (RPG) e Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG). As siglas são usadas pelos falantes de língua portuguesa sem tradução ou adaptação (p. ex.: «Ela gosta daquele RPG» ou «Saiu um novo MMORPG»).
A definição dos termos está contida nas próprias siglas, existindo, depois, variações ao nível de subtipos de RPG e de MMORPG:
RPG – designa um jogo em que um ou vários jogadores assumem uma personagem com base num universo virtual fictício. O jogo pode ser de tabuleiro, de cartas, de encenação, de computador, entre outros;
MMORPG – designa um jogo em que uma grande quantidade de jogadores partilham experiências numa plataforma de rede (por agora, a Internet), sendo esse jogo um RPG. Usualmente, estes jogos pressupõem o pagamento de uma assinatura de acesso às plataformas. Exemplos deste tipo de jogo, que se tornou o mais rentável negócio da Internet, são World of Warcraft ou EVE, cada um deles reunindo quase 10 milhões de jogadores distribuídos por diferentes servidores.
Para uma definição mais técnica ou científica, há vários trabalhos académicos nos quais o consulente poderá encontrar análises de RPG e de MMORPG, entre os quais:
A economia virtual de um MMORPG
Análise dos fluxos e origens dos jogadores
Análise a longo prazo da dinâmica de um MMORPG
Dependência de jogos na Internet
Estilo de vida de jogadores de MMORPG
Processos e Modelos de Negociação em RPG