Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Xabier García del Valle Funcionário Corunha, Espanha 7K

Disculpe o meu mal portugues (galeguizado). Perto da minha morada hai unha rua que se chama Falperra, i sei que a orixe do nome e o dunha cadea de montanhas na cibdade de Braga.

O que eu quissera saber é a etimoloxia, ou a orixe da palabra "falperra".

Muito obrigado.

Jorge de Lima Funcionário público São Paulo, Brasil 7K

Outro dia li que o antigo nome do Japão (em português) era algo com "Cimpago", "Cipango", mas não consegui confirmar esta informação. Qual era o antigo nome do Japão?

Bruno Silva Empresário Setúbal, Portugal 7K

Qual a origem da palavra Oeiras?

Obrigado.

João Gomes Funcionário público Macau, Macau 7K

Quando era mais novo, tinha uma alcunha. Recentemente tentei encontrar o real significado dela, mas sem sucesso. A alcunha apareceu sem qualquer motivo aparente nem ninguém se lembra do porquê.

A dita alcunha era Saralha.

Não consigo encontrar qualquer definição para tal em nenhuma das variações da nossa língua.

Será que alguém me pode indicar o seu significado?

Francisco Lobo de Vasconcellos Arquite{#c|}to Lisboa, Portugal 6K

Qual a origem e o significado da palavra Morgável?

É uma herdade e uma ribeira no concelho de Sines, no litoral alentejano.

Henrique Cota Engenheiro Lisboa, Portugal 7K

Qual a origem e o significado do apelido Governo, e quem foi o primeiro a usá-lo?

Luísa Catarino Jurista Lisboa, Portugal 9K

Qual a origem do meu apelido, Catarino? O que significa?

Agradecida.

Nuno Moreira Professor Porto, portugal 5K

Gostaria de saber a origem do apelido Aroso.

Obrigado.

Carlos Balsa Engenheiro Vila Real, Portugal 6K

Gostava de conhecer a origem do topónimo Campeã, nome da minha freguesia, distrito e concelho de Vila Real. Com base na primeira referência escrita de 1091 (Diplomata e Chartae, n.º 764) em que aparece «... mons Campellana...» a maior parte das pessoas associam-na a campo + plana. No entanto, esta explicação não me convence, pois campos é masculino, e plana é feminina.

Agradecia muito que me dessem a vossa opinião.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 10K

Qual é a melhor grafia: "Cavalcanti", ou "Cavalcante"? Salvo engano, há também "Cavalcantti".

Parece tratar-se de um apelido italiano, embora ocorra muito no Brasil e, se não estou em engano, também aí em Portugal. Talvez por isto já pudesse ser considerado sobrenome luso-brasileiro, como ocorre já com Pessanha, também de origem italiana.

Possivelmente era o sobrenome de uma família italiana, que passou a Portugal e daí ao Brasil. Em Pernambuco, estado brasileiro do Nordeste, desde há muito são bastante numerosos, tendo sido no passado uma oligarquia política e aristocracia agrária, uma espécie de nobreza do lugar.

O significado do apelido parece ser «que cavalga», «cavalgante».

Sobre a sua ortografia, origem, história e significado, tem a palavra o nosso infalibilíssimo Ciberdúvidas.

Muito obrigado.