Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Alfredo Covas Formador Porto, Portugal 4K

Gostava de ser informado acerca da origem da palavra Covas.

Herdei da minha mãe o nome, que era natural da vila de Monção (Portugal).

Antecipadamente grato pelas informações que me possam dispensar.

Luís Parreirão Jurista Figueira da Foz, Portugal 2K

Será possível ajudarem-me a determinar a origem do meu apelido?

Obrigado.

Elizabeth Freire Secretária Lisboa, Portugal 6K

Qual a origem do apelido português Serrasqueiro?

Lúcia Grosner Aposentada Otava, Canadá 7K

Em todos os livros sobre a província de Newfoundland, no Canadá, dá-se como certo que o nome da ilha de Fogo é uma corruptela do português "fuego". Minha pergunta é a seguinte: no português antigo, falado lá pelo século XVI ou XVII (quando os pescadores portugueses deram nome à ilha), a palavra fogo era "fuego", como em espanhol, e depois se modificou para fogo? Ou passou direto de focus para fogo? Já andei pesquisando na Internet e não descobri nenhuma evidência de que teria sido "fuego" no passado. Neste caso, os guias turísticos de Newfoundland estão repassando informação errada.

Grata.

José Manuel Lourenço Reformado Santarém, Portugal 8K

Qual a origem do apelido Carapinha?

Pedro Júlio Malta Bancário reformado Lousã, Portugal 4K

Qual a origem dos topónimos das seguintes povoações do concelho da Lousã: Mingachos, Papanata, Quatro Águas, Fiscal e Vilarinho?

Rita de Cássia Morais Servidora pública Teresina, Brasil 6K

Gostaria de conhecer o significado do seguinte prenome: Iaponira.

Paulo Aimoré Funcionário público Garanhuns, Brasil 3K

Gostaria muito de saber a origem e o significado do antropônimo Razine. Agradeço-vos a deferência a mim dispensada.

José Maria Viríssimo Reformado (técnico de contas) Funchal, Portugal 5K

Já li o que está escrito sobre a origem de entrudo. Há dias, porém, alguém que "sabe" afirmou que no Carnaval, usando dos disfarces das folias da época carnavalesca, era dada a determinados prisioneiros a oportunidade de "disfarçados" visitarem os seus familiares regressando depois à reclusão. A palavra entrudo teria origem em entra-tudo...

Nesta mistura de disfarces entrava... tudo...

Terá esta história algum fundamento?

Obrigado pela vossa atenção.

Jayse Barros Rodrigues Cozinheira Manaus, Brasil 11K

Minha filha irá nascer daqui a um mês e estou com uma dúvida a respeito do nome que eu escolhi: O correto é Késia, com s, ou Kézia, com z?

Obrigada, estou no aguardo da resposta.