Gostava de ser informado acerca da origem da palavra Covas.
Herdei da minha mãe o nome, que era natural da vila de Monção (Portugal).
Antecipadamente grato pelas informações que me possam dispensar.
Será possível ajudarem-me a determinar a origem do meu apelido?
Obrigado.
Qual a origem do apelido português Serrasqueiro?
Em todos os livros sobre a província de Newfoundland, no Canadá, dá-se como certo que o nome da ilha de Fogo é uma corruptela do português "fuego". Minha pergunta é a seguinte: no português antigo, falado lá pelo século XVI ou XVII (quando os pescadores portugueses deram nome à ilha), a palavra fogo era "fuego", como em espanhol, e depois se modificou para fogo? Ou passou direto de focus para fogo? Já andei pesquisando na Internet e não descobri nenhuma evidência de que teria sido "fuego" no passado. Neste caso, os guias turísticos de Newfoundland estão repassando informação errada.
Grata.
Qual a origem do apelido Carapinha?
Qual a origem dos topónimos das seguintes povoações do concelho da Lousã: Mingachos, Papanata, Quatro Águas, Fiscal e Vilarinho?
Gostaria de conhecer o significado do seguinte prenome: Iaponira.
Gostaria muito de saber a origem e o significado do antropônimo Razine. Agradeço-vos a deferência a mim dispensada.
Já li o que está escrito sobre a origem de entrudo. Há dias, porém, alguém que "sabe" afirmou que no Carnaval, usando dos disfarces das folias da época carnavalesca, era dada a determinados prisioneiros a oportunidade de "disfarçados" visitarem os seus familiares regressando depois à reclusão. A palavra entrudo teria origem em entra-tudo...
Nesta mistura de disfarces entrava... tudo...
Terá esta história algum fundamento?
Obrigado pela vossa atenção.
Minha filha irá nascer daqui a um mês e estou com uma dúvida a respeito do nome que eu escolhi: O correto é Késia, com s, ou Kézia, com z?
Obrigada, estou no aguardo da resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações