Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Gabriela Esperança Fisioterapeuta Figueira da Foz, Portugal 4K

Gostaria de saber a origem do apelido Engenheiro. Tenho uma amiga com este apelido e, para além de membros da mesma família, não temos conhecimento de mais ninguém com este apelido. Já procurámos em várias fontes e só conseguimos encontrar "srs. engenheiros"...
Obrigada.

Emília Antunes dos Santos Artista plástica Lisboa, Portugal 8K

Estou a tentar fazer a minha árvore geneológica. Há três gerações atrás apareceu-me o sobrenome Nunes Perna; ex.: Manuel, filho de João, e por aí adiante; a família é originária de Tomar. Mas o sobrenome é muito estranho Nunes Perna, não sei o que lhe poderá ter dado origem; inclusivamente a minha avó Emília "deixou cair este apelido". Como estou a escrever a história, achava interessante, se alguém pudesse esclarecer-me.

Desde já muito grata.

Conceição Ribeiro Funcionária pública Lisboa, Portugal 10K

Gostaria de conhecer a etimologia da palavra tutor — grega e romana.

Paulo Taveira Pintor Seixal, Portugal 8K

Eu gostaria de saber qual é a origem do apelido Taveira...

Sónia Isabel Gonçalves Ferreiro Técnica de bibliotecas de 2.ª classe Faro, Portugal 6K

Gostaria de saber qual a origem do nome Ferreiro, pois esse é o meu último nome.

É um nome invulgar, visto que é mais vulgar ser Ferreira.

Obrigada desde já pela ajuda.

Miguel Morais Professor Lisboa, Portugal 16K

Tenho visto em vários artigos de jornal e, sobretudo, em legendagem de documentários e filmes a palavra polícia grafada com maiúscula.

Devo dizer que em nada me choca, mas sei que o assunto não será pacífico.

Eu próprio grafo com maiúscula nas situações em que se trata da instituição. Exemplos: «A contenda foi resolvida graças à pronta intervenção da Polícia»; «O porta-voz da Polícia disse que não havia razão para alarme.» Por outro lado, grafo com minúscula, quando me refiro a um elemento da Polícia: «Perguntei ao polícia se podia ajudar-me»; «Os polícias queixam-se de falta de meios.» Ou, ainda, dos dois modos na seguinte situação: «Os polícias envolveram-se numa acesa contenda com os civis, e o seu comandante já veio dizer que a Polícia repudia tais comportamentos.»

Gostaria, portanto, que me dessem a vossa opinião quanto à legitimidade de se grafar o vocábulo em questão com maiúscula nas situações que referi.

Cordialmente, um vosso consulente.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 6K

Porventura existiria "Borbão" como aportuguesamento de Bourbon, nome de uma casa real que reinou na França, Espanha, Luxemburgo, Navarra, Duas Sicílias e Sardenha. Em italiano, é Borbone; em espanhol, é Borbón.

Dom Pedro I do Brasil (IV de Portugal) tinha como sobrenomes «Bragança e Bourbon». Curioso que ele não aportuguesou Bourbon, como seria de se esperar de um príncipe de um país de língua portuguesa.

Muito obrigado.

Ant{#ó|ô}nio Guimarães Jornalista São Bernardo do Campo, Brasil 8K

Qual a etimologia da palavra guia?

Luís Mesquita Professor Vila Real, Portugal 6K

Qual a origem etimológica do topónimo ?

Qual o gentílico de ?

Agradecido.

Fátima Monteiro Dire{#c|}tora de qualidade Aveiro, Portugal 8K

Rolha chanfrada: rolhas cujas arestas de um ou mais topos foram biseladas. Devo dizer a rolha tem um "chanfre", ou um "chanfro"?

Segundo informação dada, a palavra chanfrada vem do francês chanfreiné.