DÚVIDAS

A palavra polícia grafada com inicial maiúscula

Tenho visto em vários artigos de jornal e, sobretudo, em legendagem de documentários e filmes a palavra polícia grafada com maiúscula.

Devo dizer que em nada me choca, mas sei que o assunto não será pacífico.

Eu próprio grafo com maiúscula nas situações em que se trata da instituição. Exemplos: «A contenda foi resolvida graças à pronta intervenção da Polícia»; «O porta-voz da Polícia disse que não havia razão para alarme.» Por outro lado, grafo com minúscula, quando me refiro a um elemento da Polícia: «Perguntei ao polícia se podia ajudar-me»; «Os polícias queixam-se de falta de meios.» Ou, ainda, dos dois modos na seguinte situação: «Os polícias envolveram-se numa acesa contenda com os civis, e o seu comandante já veio dizer que a Polícia repudia tais comportamentos.»

Gostaria, portanto, que me dessem a vossa opinião quanto à legitimidade de se grafar o vocábulo em questão com maiúscula nas situações que referi.

Cordialmente, um vosso consulente.

Resposta

Quando nos referimos a destacamentos policiais ou grupos de agentes policiais, devemos usar a minúscula inicial. Exemplo: «A contenda foi resolvida graças à pronta intervenção da polícia.» Neste caso, estamos a referir-nos apenas a um grupo de agentes policiais ou a uma força policial não identificada.

Na designação oficial das instituições públicas e privadas, devemos usar a maiúscula inicial como, por exemplo: Polícia de Segurança Pública, Polícia
Judiciária
, Polícia Marítima, etc.; p. ex.: «A Polícia de Segurança Pública repudia tais comportamentos.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa