Qual a origem e significado do apelido Tubal (sem acento, com acento tónico na última sílaba)?
Obrigada.
Ribeira de Pantanha, Mãe de Pantanha: gostaria de saber o significado assim como a etimologia de Pantanha.
Gostaria de saber qual a origem do apelido Poças e que ramificações tem em Portugal. Obrigado.
Junto a Palmela há uma quinta com o nome de Quinta das Façalvas. Como a boda do casamento da minha filha vai ser lá, gostaria de saber a origem do nome Façalvas e o seu significado.
Agradeço qualquer esclarecimento que me possa ser dado.
Gostaria de saber a origem da palavra Laceiras, que é o nome da minha aldeia, em Carregal do Sal.
Obrigado.
Que critério se utiliza para nomear as localidades? Ex.: O que é que está correcto, Câmara Municipal de Alandroal, ou Câmara Municipal do Alandroal?
Qual a origem do sobrenome Azinheira?
Santo Tirso! Ou "Santo Terço"? Quem era? O que fez? E porquê há uma cidade portuguesa chamada Santo Tirso?
Qual é a origem do nome Licínia?
Gostava de saber a origem do nome Selorindo, que já vi escrito com C (Celorindo) e com S (Selorindo).
Grato pela vossa atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações