Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Angelina Mota Professora Gaia, Portugal 8K

Gostaria de conhecer a origem do nome do cabo da Roca.

Obrigada.

Isabel Figueiredo Jurista Bragança, Portugal 6K

Vinha perguntar da origem etimológica de Amílcar.

Obrigada.

A. Monteiro Gestor Lisboa, Portugal 3K

Existe, em Castelo Branco, a Quinta dos Ganitos. Conheço pessoas com o mesmo apelido – Ganito. Gostaria de saber a sua origem.

Bem hajam!

Eleide Ferreira Borges Escriturária de escola Cândido Mota, Brasil 5K

Suponho que o sobrenome Borges seja de origem portuguesa. Se sim, qual a origem e o significado?

Obrigada!

Ricardo Guerreiro Produtor de vídeo Almada, Portugal 4K

Gostaria de saber se na língua portuguesa os nomes das ordens (na taxonomia) são considerados nomes próprios ou comuns. Analisando algumas respostas já dadas por vocês em que aparecem nomes de ordens, e. g., passeriformes, escrito no meio de frases com minúscula no início, deduzo que são considerados nomes comuns, mas encontro-me a preparar um manual de identificação de aves marinhas e gostaria de obter confirmação.

Muito obrigado.

Conceição Ascenso Administrativa Nazaré, Portugal 7K

Gostaria de saber a origem do nome Ascenso.

Luís Lopes Professor Porto Alegre, Brasil 6K

Qual a origem do sobrenome Malabarba?

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 13K

Deparei-me recentemente com uma dúvida relativa ao nome que se deve dar à República da China (não confundir com República Popular da China), se Taiwan, se Formosa.

Li em vários artigos do Ciberdúvidas onde se defende a opção Formosa por ser a palavra em português, nome atribuído pelos Portugueses quando chegaram à ilha em 1516.

Mas permitam-me que coloque as seguintes questões:

Por que motivo se há-de chamar Formosa, quando o país se chama Taiwan? Acaso o Sri Lanka também se chama Ceilão? Ou o Myanmar se chama Birmânia?

Porquê manter um nome que não é manifestamente o usado pelo povo desse país, independentemente de este ser ou não reconhecido pela República Popular da China?

Não vejo aqui razão para saudosismos quinhentistas, pois sou da opinião que acima das palavras que adoptamos para a nossa língua, deve estar o respeito (quer se concorde ou não) com a origem e proveniência das mesmas.

Continuação do bom trabalho.

Andreia Miranda Estudante Torres Vedras, Portugal 13K

Gostava de saber qual o significado e a origem do nome Miranda.

Obrigada.

Ana Isabel Inácio Pedro Escriturária Torres Vedras, Portugal 11K

Gostaria de saber a origem e o significado dos meus apelidos — Inácio e Pedro.