Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Figuras de estilo
Jesilaine Salton Professora Pelotas, Brasil 10K

Em «O vento batia os longos panos da sua saia, estalava as asas franjadas do seu xale», excerto do conto Sem Asas porém, da Marina Colassanti, ocorre qual(is) figura(s) de linguagem? O livro didático diz que há uma prosopopeia, mas não concordo. Ajudem-me, por favor.

Obrigada.

Luís Lucas Professor Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de obter a vossa opinião sobre se, na frase que transcrevo abaixo, da obra A Floresta, podemos identificar, no que diz respeito a figuras de estilo, não só a adjectivação mas também a enumeração, ou se só devemos falar de adjectivação.

«Antigamente estes lugares estavam todos cobertos por uma espessa floresta solitária e selvagem da qual agora só restam alguns carvalhos e castanheiros centenários que ainda vês neste parque.»

Obrigado.

Zinda Diniz Professora Setúbal, Portugal 7K

Qual a forma correcta da expressão «dá cá um bacalhau!» ou «aperta aqui o bacalhau»? E qual a sua origem?

Paulo Araújo Economista Rio de Janeiro, Brasil 4K

A respeito da questão formulada por Paula Pereira («Os burros não são tão burros»), parece-me aí existir mais uma lítotes do que um oximoro; embora não esteja explicitamente negando o oposto, há a outra razão de existência da lítotes, a atenuação, ou seja, o advérbio tão minimiza a burrice dos burros.

Filipe Gonçalo Ribeiro Rocha Estudante Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber qual é a figura de estilo presente nos seguintes versos:

«Fez primeiro em Coimbra exercitar-se/O valeroso ofício de Minerva.»

Obrigado pela ajuda.

Cristina Terra Analista de pesquisa São Paulo, Brasil 9K

Gostaria de saber o significado atual da palavra tigrona, usada em gíria para referir-se a mulheres. Que tipo de mulheres? Há conotação pejorativa? É elogio ou ofensa? Em que situações ou ocasiões o adjetivo tigrona é empregado?

Grata.

Amadeu Gaspar Mecânico Porto, Portugal 5K

Será que me podem explicar o significado da expressão «bodas vermelhas»?

(É título de livro e faz parte da letra de um fado de Camané.)

Ana Maria da Silva Professora Piraju, Brasil 17K

Gostaria de um comentário sobre a expressão «ao pé da letra». Seu significado é «literalmente», mas é uma figura de linguagem? Seria catacrese, ou metáfora?

Morfologicamente, posso classificá-la como locução adverbial?

Camila Ferreira Vera Comissária de voo Curitiba, Brasil 15K

A seguinte questão foi apresentada na minha prova da faculdade:

«Escolha a alternativa que preenche o pontilhado, na seguinte afirmativa: A metáfora e a metonímia são figuras de linguagem utilizadas na construção de sentido...

a) Elucidativo

b) Descritivo

c) Denotativo

d) Impositivo

e) Figurado»

Gostaria de ajuda para esta questão pois eu respondi a alternativa e), visto que a metáfora diz respeito à comparação, semelhança com algo. No entanto, fiquei em dúvida entre o sentido figurado e o elucidativo.

Podem me ajudar?

Obrigada.

João Gabriel Estudante Rio Preto, Brasil 8K

Gostaria de saber se «gosto gostoso» é pleonasmo.