Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Figuras de estilo
João Gabriel Estudante Rio Preto, Brasil 8K

Gostaria de saber se «gosto gostoso» é pleonasmo.

Dércio Filipe Simão P. Alberto Estudante Lisboa, Portugal 6K

Sou aluno do 6.º ano e tenho uma dúvida. Gostaria de contar com a vossa ajuda.

«O ar estava azul, e o mar, tão morno, que apetecia andar, andar até ao Sol.»

Qual o recurso expressivo?

Eduardo Lopes Professor Estarreja, Portugal 5K

Qual o recurso estilístico presente em «o uivo do vento abafava as ordens»?

António Frederico Comercial Praia, Cabo Verde 11K

Agradeço me informem o significado da expressão «fadas do lar» e sua origem.

Obrigado.

Júlia Gabriel Estudante Lisboa, Portugal 10K

Qual o significado da penúltima estrofe do poema Que Fizeste das Palavras, de Eugénio de Andrade? «E das consoantes, que lhes dirás?/ardendo entre o fulgor/das laranjas e do sol dos cavalos?»

Obrigada.

Adriana Pin Professora Viana, Brasil 10K

Gostaria de saber mais informações sobre a figura de linguagem diácope, a fim de atender a um trabalho acadêmico.

Desde já muito grata.

Rita Bonifácio Penedo da Costa Estudante Porto, Portugal 4K

Qual o recurso estilístico que se aplica à expressão «... numa terra nua»?

Antonieta Sanches Advogada Coimbra, Portugal 5K

Podem dizer-me se a referência ao pleonasmo está bem aplicada, na frase abaixo transcrita, ou se se trata antes de uma simples repetição?

«(...) neste sentido, poderíamos dizer que o passado, a que os arqueólogos se referem na sua narrativa científica, emerge do presente — ele morreu, isso, sim, perdoem-me o pleonasmo, no passado.»

Bruno Miguel Garcia Estudante Aveiro, Portugal 7K

As seguintes frases são metáforas: Todos os anos é a mesma coisa, mas isso só nos assalta quando os centros comerciais se enchem de enfeites natalícios; quando os jovens matinais invisíveis começam a atafulhar as nossas caixas de correio; depois da purificação de um sorriso; as dádivas estão à distância de um clique na Internet; os canais e programas infantis explodem em anúncios; infectados pelo espírito do Natal venal.

Manuel Fernandes Silva Professor Vila Nova de Famalicão, Portugal 9K

Gostaria de saber qual a figura de estilo que tende a equacionar um cognome a um nome, como Jesus Cristo (isto é, literalmente é Jesus, o Cristo), Alexandre Magno (= Alexandre, o Magno) e assim sucessivamente com outros nomes próprios.

Muito obrigado.