Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Acordo Ortográfico
Ana Pinto Mendes Tradutora Lisboa, Portugal 13K

Segundo o novo acordo, os ditongos ei e oi deixam de ser acentuados nas palavras paroxítonas. Assim sendo, esta regra aplicar-se-á à palavra opioide. No entanto, o corretor ortográfico assinala esta opção como erro, corrigindo-a para a versão acentuada.

Ficou então a dúvida sobre se haverá aqui alguma exceção...

José Ruivinho Brazão Professor investigador de oralidade Albufeira, Portugal 31K

Na minha prática, venho adotando a escrita «travalínguas», no que contrariei conscientemente a norma gramatical que impõe a ligação com hífen por envolver uma forma verbal como primeiro elemento.

Continua a parecer-me extremamente prático o uso que venho adotando em várias obras publicadas e/ou em vias de publicação por esta APEOralidade.

Pergunto: Será acertado continuar a manter esta grafia?

Telmo Fernandes Professor Leiria, Portugal 7K

A minha questão é a seguinte: os cursos de Eng. Electrotécnica passam a ser designados Eng. Eletrotécnica? Este problema põe-se igualmente com os nomes das cadeiras.

O problema reside no facto de os programas e designações legais utilizarem o nome com a redacção antiga e consequentemente usando a redação mais atualizada, pode-se argumentar que o curso ou cadeiras não são as mesmas.

Terezinha Moraes Auxiliar de consultório dentário Lages, Brasil 23K

Gostaria de saber se existe a palavra co-relação, e se ela tem sentido diferente de correlação.

Ilda I. Professora Funchal, Portugal 50K

Tenho algumas dúvidas na divisão silábica de palavras que contenham ditongos no final da palavra. Se até há pouco tempo essa dúvida não me surgia, com o meu regresso à atividade letiva, comecei a ver duas versões para a divisão silábica da mesma palavra. Por exemplo, na palavra polícia, eu dividia po-lí-ci-a, mas, consultando o Portal da Língua Portuguesa, na divisão silábica aparecia po-lí-cia. Após pesquisar outras palavras semelhantes, acentuadas graficamente e que terminem em ditongo (dúzia, experiência, relógio, secretária...) tomei como certo que a divisão se faria assim.

Entretanto com a entrada em vigor do acordo ortográfico, ao consultar os dicionários da Texto Editora, para os vários ciclos, deparo-me com a divisão como fazia anteriormente (refúgio: re-fú-gi-o). Ora, pergunto, quem tem razão? Será o Portal da Língua Portuguesa de confiança? As gramáticas que consultei são omissas em relação a este tipo de palavras, e os colegas com quem já falei também têm dúvidas.

Suely S. Professora São Paulo, Brasil 9K

No composto co-colaborador usa-se o hífen?

Gonçalo Ferreira Tradutor Lisboa, Portugal 4K

Sobre-investimento, ou sobreinvestimento? Como escrever? Não encontro em lado nenhum a resposta.

José Tavares Professor Lisboa, Portugal 7K

Qual a pronúncia de conector em português europeu (e qual a grafia a adotar com a aplicação do acordo ortográfico de 1990)?

Tânia Cunha Jurista Lisboa, Portugal 26K

Fiquei com dúvidas sobre a grafia correta da palavra espectador, de acordo com o novo AO.

De acordo com a pesquisa que fiz, trata-se de uma situação de grafia dupla, ou seja, tanto será possível escrever espectador como espetador (dependendo de se estar no Brasil ou em Portugal?). Para mim há diferenças consideráveis, até porque há muitos anos, corretamente ou não, aprendi que o c mudo abre a vogal, implicando diferenças claras na leitura desta palavra. Podiam esclarecer-me?

Maria Matreno Professora bibliotecária Benavente, Portugal 3K

Diz o texto do Acordo, na Base XVI: «... emprega o hífen nos seguintes casos: Nas formações em que o segundo elemento começa por h: anti-higiénico/anti-higiênico... arquihipérbole...»

Assim, pergunto: devemos escrever arquihipérbole, ou arqui-hipérbole?