Correlação - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Correlação

Gostaria de saber se existe a palavra co-relação, e se ela tem sentido diferente de correlação.

Terezinha Moraes Auxiliar de consultório dentário Lages, Brasil 11K

Co-relação e correlação são variações gráficas da mesma palavra, com o significado genérico de «relação ou correspondência recíproca entre duas noções, dois termos, dois fenómenos…» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa).

Embora haja registo da ocorrência da palavra co-relação em trabalhos académicos, sobretudo naqueles em que se faz recurso a noções de estatística e de geometria, deve-se escrever correlação, tal como já era atestada esta palavra em dicionários anteriores ao novo Acordo Ortográfico (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa, de Fernando J. da Silva).

Miguel Moiteiro Marques
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo