DÚVIDAS

Divisão silábica de polícia

Tenho algumas dúvidas na divisão silábica de palavras que contenham ditongos no final da palavra. Se até há pouco tempo essa dúvida não me surgia, com o meu regresso à atividade letiva, comecei a ver duas versões para a divisão silábica da mesma palavra. Por exemplo, na palavra polícia, eu dividia po-lí-ci-a, mas, consultando o Portal da Língua Portuguesa, na divisão silábica aparecia po-lí-cia. Após pesquisar outras palavras semelhantes, acentuadas graficamente e que terminem em ditongo (dúzia, experiência, relógio, secretária...) tomei como certo que a divisão se faria assim.

Entretanto com a entrada em vigor do acordo ortográfico, ao consultar os dicionários da Texto Editora, para os vários ciclos, deparo-me com a divisão como fazia anteriormente (refúgio: re-fú-gi-o). Ora, pergunto, quem tem razão? Será o Portal da Língua Portuguesa de confiança? As gramáticas que consultei são omissas em relação a este tipo de palavras, e os colegas com quem já falei também têm dúvidas.

Resposta

Segundo o novo Acordo Ortográfico, a divisão silábica (processo que consiste na identificação e delimitação das sílabas de cada palavra) geralmente faz-se pela soletração.

As vogais consecutivas que não pertencem a um ditongo decrescente «(as que pertencem a ditongos deste tipo nunca se separam: ai-roso, cadei-ra, insti-tui, ora-ção, sacris-tães, traves-sões) podem, se a primeira delas não é u precedido de g ou q, e mesmo que sejam iguais, separar-se na escrita».

Assim, a divisão silábica da palavra polícia é feita da seguinte forma: po··ci·a.

O Portal da Língua Portuguesa e o Dicionário de divisão silábica, recursos disponíveis em linha, respeitam o novo Acordo Ortográfico e, portanto, se consultar novamente, poderá verificar que a divisão silábica para a palavra polícia que se encontra disponível é po··ci·a. O mesmo se passa para os restantes exemplos que apresentou: ·zi·a, ex·pe·ri·ên·ci·a, se·cre··ri·a e re··gi·o.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa