Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Acordo Ortográfico
Celso Falcini Santos Brasil 5K

Preciso apresentar um seminário sobre acento diferencial e gostaria de argumentar sobre a sua utilidade e também o seu pouco uso se levarmos em conta a ortografia oficial, ou outros argumentos interessantes, históricos e até curiosos sobre esse tema.
Vocês poderiam me ajudar?

Lennon dos Santos Nobre Santos, Brasil 11K

“Coco” ou “côco”? Gostaria de saber a grafia correta da palavra e o porquê de acentuar ou não a mesma?

Mayr Cerqueira Godoy Brasil 9K

No Brasil escreve-se "ótimo", sem o "p". Entretanto, escreve-se "opção", com o "p". Sendo ambos da mesma raiz, por que a diferença?

Sílvia Martins Bernardo Jornalista Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber a explicação técnica para o facto de a palavra tese não ter acento no primeiro "e".

Obrigada.

Patrícia de Sousa Porto, Portugal 22K

Gostaria, antes de mais, de parabenizá-los pelo tão desejado regresso que, creio, era aguardado por todos aqueles que vêem nele o vigoroso pulsar da Língua Portuguesa e que são muitos, a julgar pelos votos de confiança e apoio que foram sendo prestados ao Ciberdúvidas.
A dúvida que venho colocar tem a ver com a tão complicada questão da utilização do hífen. Assim, gostaria que me ajudassem na dúvida na grafia das seguintes palavras: data início/
/data-início; data fim/data-fim? Seguindo a regra da formação de palavras por composição (justaposição), penso que se escreveriam com hífen; data-início e data-fim. Seguindo a grafia de data-valor, que é, segundo o dicionário da Porto Editora, a grafia correcta, estas seriam também as formas correctas. No entanto, as minhas dúvidas prendem-se com o facto de nunca ter visto estas palavras escritas com hífen, mas sim como "data fim" e "data início". Fiz inclusive uma pesquisa no corpus CETEMPúblico, da qual não obtive nenhum resultado. Seria possível ajudarem-me com esta questão?
Agradecendo desde já toda a atenção dispensada, despeço-me com os melhores cumprimentos, desejando-lhes a continuação do valioso trabalho que têm vindo a prestar a todos nós.

Sofia Monteiro Portugal 21K

Diz-se «porta a porta» ou porta-a-porta? «Casa a casa» ou casa-a-casa? É como dia-a-dia? Quais as regras a aplicar?

Obrigada pela atenção dispensada.

Pedro Pinto Médico Gondomar, Portugal 32K

Há alguma regra aplicável à utilização (ou não) do hífen na formação de palavras compostas (como supra-renal ou suprarrenal, osteo-articular ou osteoarticular, etc.)? Na linguagem médica surge-me esta dúvida com muita frequência.

Obrigado.