DÚVIDAS

Verbos transitivos directos predicativos

«Eu achei que a Júlia era muito simpática.»

Neste caso, o verbo «achei» é um verbo transitivo predicativo? Quais as características dos verbos transitivos predicativos?

Resposta

No exemplo apresentado ocorre um verbo transitivo directo (achar) que selecciona um complemento directo realizado por uma oração substantiva completiva («que a Júlia era muito simpática»). Neste caso, não se pode dizer que o verbo achar seja também predicativo.

Todavia, este pertence igualmente a um subconjunto dos verbos transitivos directos que selecciona um segundo complemento, um predicativo do complemento directo. Para que o possamos classificar assim, teremos de ter uma frase como a seguinte:

(1) «Achei a Júlia muito simpática.»

Em (1), temos «a Júlia» como complemento directo de «achei», e «muito simpática» como predicativo do complemento directo. É, por exemplo, no Dicionário Houaiss que encontramos a expressão «transitivo directo predicativo» a classificar este e outros verbos (considerar, julgar e ver).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa