Na língua, palavras pertencentes a classes muito diversas podem ter a função de conectar segmentos de texto. Tradicionalmente, esta função é associada à classe das conjunções, que ligam orações no âmbito da coordenação ou da subordinação. Não obstante, palavras/locuções de outras classes podem contribuir para a conexão entre segmentos de textos, atribuindo-lhes um valor. A título de exemplo, veja-se o funcionamento da locução «de igual modo», com valor aditivo, em (1):
(1) «O João declamou um poema. De igual modo, a Rita apresentou um texto de sua autoria.»
ou da locução «de modo que», com valor consequencial, em (2):
(2) «Tem estudado muito, de modo que vai passar de ano.»
Este mesmo funcionamento pode ser exemplificado pela palavra só, que tradicionalmente funciona como um advérbio, como em (3) ou em (4), esta última uma das frases apresentadas pelo consulente:
(3) «Só o João terminou o trabalho.»
(4) «Todos quiseram o lanche, só você que não.»
Só pode também funcionar, no plano do texto, como um conector com valor concessivo-condicional, como na frase apresentada pelo consulente, transcrita em (5):
(5) «Divirta-se bastante nestas festas juninas, faça de tudo, só não solte balão.»
Pode ainda contribuir para um valor temporal, como acontece em (6):
(6) «Foi só terminar a aula, que o garoto começou a brigar com os colegas.»
Esta frase é equivalente a (7):
(7) «O garoto começou a brigar com os colegas mal terminou a aula.»
Disponha sempre!