Para responder à questão colocada, é importante, antes de mais, que se recorde que os advérbios poderão associar-se ao verbo (ou sintagma verbal), ao adjetivo, ao advérbio ou ao substantivo, como se exemplifica de seguida:
(1) «Ele come lentamente.» (lentamente incide sobre o verbo comer)
(2) «Ele é pouco simpático.» (pouco incide sobre o adjetivo simpático)
(3) «Ele trabalha muito bem.» (muito incide sobre o advérbio bem)
(4) «Até o João sabe esta matéria.» (até incide sobre o substantivo João)
A associação do advérbio a uma dada palavra ou grupo de palavras é sinalizada por proximidade, ou seja, o advérbio coloca-se antes ou depois da palavra sobre a qual a sua ação incide. Este facto justifica a mobilidade de um advérbio na frase.
Atentemos agora no comportamento dos advérbios também e só, referidos pelo consulente.
O advérbio também, ao combinar-se com uma dada palavra/ grupo de palavras, associa-lhe o valor de inclusão num dado grupo. O advérbio também pode incidir tanto sobre substantivos como sobre verbos, como se observa nas frases seguintes, onde esclarece o valor que o advérbio traz à frase:
(5) «Também João foi ao jogo.» (inclui o João no grupo das pessoas que foram ao jogo)
(6) «O João foi também ao jogo (para além de ter ido ao cinema).» (acrescenta a ação de «ir ao jogo» a outras desenvolvidas pelo João)
Assim, como se pode observar, a diferença de significação entre as frases (1) e (2) está relacionada com a palavra/ grupo de palavras com o qual o advérbio também estabelece uma relação sintática.
O mesmo ocorre com o advérbio só, que, ao incidir sobre uma palavra/grupo de palavras, lhe acrescenta um valor de exclusão de um dado grupo:
(7) «Só João deu um presente a Maria.» (exclui o João do grupo de pessoas que não deram presente à Maria)
(8) «O João só deu / deu só um presente a Maria.» (exclui outras ações desenvolvidas pelo João relativamente à Maria)
Note-se que o advérbio só pode relacionar-se com um substantivo / sintagma nominal que desempenhe qualquer função na frase, ativando sempre o valor de exclusão de um dado grupo:
(9) «O João deu só um presente.» (incide sobre «um presente», que tem função de complemento direto)
(10) «O João deu um presente só à Maria.» (incide sobre «à Maria», que tem função de complemento indireto)
O comportamento sintático destes advérbios observa-se em muitos outros, sendo que será de considerar também que alguns advérbios têm especificidades próprias, que não cabe aqui apresentar.
Disponha sempre!